Inter anuncia primeira rede social de finanças dentro do seu superapp

Palestra com público presencial no evento Future on the Feed, promovido pelo Inter. Dois palestrantes sentados no palco, rodeados por público atento e equipamento de filmagem, num espaço moderno com paredes de vidro.

O Inter decidiu deixar a inteligência artificial (IA) para os atendimentos padrões e usar a tecnologia para incentivar mais trocas humanas. Nesta quarta-feira (09), a fintech lançou uma rede social dentro do seu aplicativo. O chamado “Forum” integra todas os produtos e serviços do banco digital e faz parte do conceito de superapp da empresa. A funcionalidade estará disponível apenas para os clientes do banco digital, para garantir a segurança dos usuários.

“Para abrir uma conta, as pessoas já passam por diversas camadas de proteção, então estamos aproveitando que é um espaço confiável para abrir debates e trocas”, afirmou João Vitor Menin, CEO Global do Inter.

Durante o evento de anúncio para parceiros e jornalistas, que ocorreu em São Paulo, o executivo afirmou que as camadas de proteção atuais do banco tornam esta a primeira rede social sem bots, além de ser a primeira rede de finanças do País. A ideia surgiu a partir das comunidades do app, em que os usuários já se conectam para investir coletivamente.

Veja mais: Google Cloud aposta em plataformas abertas para ganhar espaço em ambientes multiagente

A expectativa é de que a funcionalidade torne o Inter uma plataforma não só transacional, mas conversacional, gerando uma economia colaborativa e aumentando o engajamento no banco e sua principalidade entre os consumidores. Menin afirmou ainda que futuramente a companhia pode explorar formas de monetização e anúncios na plataforma.

Além do Brasil, o Inter abriu a nova funcionalidade para mercados globais como os EUA e a Argentina – novo país em que a companhia passará a atuar. Disponível tanto para clientes pessoa física e pessoa jurídica, o Forum permitirá ao usuário um envio facilitado de Pix e o acesso ao Home Broker a partir de gráficos de ativos das bolsas brasileiras e norte-americanas postados nas redes.

Atualmente, o Inter possui 36 milhões de clientes no Brasil e no mundo. Destes, 10 milhões já estão cadastrados no novo Forum, que também terá um programa de recompensa para influenciadores. Com os novos níveis de engajamento, a fintech planeja utilizar inteligência artificial para capturar dados mais assertivos dos seus usuários para novos produtos ainda a serem lançados.

Confiabilidade

O evento também contou com a presença do diretor da Accenture Song, Igor Saraiva, que apresentou o estudo Life Trends 2025, que mostra que a confiabilidade é a nova busca dos usuários. Entre as 25 mil pessoas entrevistas em todo o mundo, 52% delas já viram notícias falsas e 33% sofreram ataques de deep fakes ou golpes visando informações. Com seu novo serviço, o Inter se propõe a ser este local de segurança para conversas financeiras.

Em curadoria e monitoramento de conteúdo, Menin afirma que a companhia usará dos mesmos ativos que já utiliza para as questões bancárias dos usuários. “Já passamos por algo similar durante a construção do nosso banco de varejo digital em 2016. A tecnologia que temos hoje nos permite ter um controle legal de poder, de forma barata, processar imagens e dados. E eu falo que as coisas não são tão difíceis. A tecnologia é barata e ela está disponível. Tem que ter o time, a vontade e a coragem de ir lá e fazer.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!