Investidores tentam a volta de Sam Altman como CEO da OpenAI

Sam Altman, CEO da OpenAI

Investidores da OpenAI estão se mobilizando para devolver o cargo de diretor-executivo a Sam Altman, demitido na sexta (17) pela junta da companhia. De acordo com o Wall Street Journal, os grandes investidores da companhia, como a Microsoft e o Thrive Capital, “estão fazendo esforços para reconduzir Sam Altman”.

Microsoft e Thrive são os dois maiores investidores da OpenAI, mas outros com participação menor “estão apoiando esses esforços”. O New York Times divulgou informações similares.

Entenda a saída de Sam Altman

A OpenAI surpreendeu ao anunciar a demissão com efeito imediato de Altman, uma estrela do Vale do Silício, após uma “revisão deliberativa do conselho [de administração], que concluiu que nem sempre ele foi sincero em sua comunicação com o conselho, o que dificultou sua capacidade de cumprir suas responsabilidades”.

A junta diretora perdeu “confiança em sua capacidade para liderar a OpenAI”, acrescentou a companhia. “Estamos agradecidos pelas muitas contribuições de Sam na criação e no crescimento da OpenAI. Ao mesmo tempo, acreditamos que é necessária uma nova governança para avançar”.

Desde então, vários diretores da empresa fundada no final de 2015 pediram demissão, particularmente o presidente do Conselho de Administração Greg Brockman, cofundador da companhia.

A sociedade de investimentos Sequoia, que tem participação na startup, “apoia” Altman e Brockman “no que decidirem fazer na sequência, seja uma volta à OpenAI ou a criação de uma nova startup”, informou a emissora CNBC.

Segundo fontes do Wall Street Journal, Sam Altman, de 38 anos, “está considerando retornar, mas disse aos investidores que, se voltar, quer uma nova junta diretora e uma nova estrutura de gestão”.

De acordo com o jornal, Altman também está considerando a criação de uma nova empresa à qual incorporaria ex-funcionários da OpenAI, entre eles muitos dos que saíram após sua demissão. “Ele deve decidir entre as duas opções neste mesmo fim de semana”, afirma a publicação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*Com informações da Exame