Investimentos em software devem continuar crescendo em 2023 

Uma área da tecnologia que não deve parar de crescer em 2023 é a de desenvolvimento de software. O Gartner, por exemplo, espera que os gastos globais com software superem US$ 879 milhões, crescimento de 11,3% frente aos valores obtidos em 2022.  

Além disso, um estudo da monday.com, que entrevistou líderes globais de tecnologia, revelou que os investimentos em software por parte das empresas também crescerão. Mais da metade dos tomadores de decisão de TI (57% dos EUA, 54% do Reino Unido, 56% da Austrália) aumentaram orçamentos de software em 2022 e esperam aumentar ainda mais em 2023 (67% dos EUA, 55% do Reino Unido, 68% do AU).  

“Nossas conclusões mostram que, embora haja uma ênfase na consolidação do número de ferramentas de software em uso, 64% dos líderes de TI planejam aumentar seus orçamentos em software em 2023”, diz Brunno Santos, diretor da monday.com no Brasil.

Leia também: A nova prioridade de segurança do CIO: sua cadeia de suprimentos de software

Segundo o levantamento, 85% dos líderes esperam softwares que agilizem o trabalho. Parte também considera que há um excesso de ferramentas que as empresas estão pagando sem usar.  

Mais da metade dos entrevistados usa mais de 4 ferramentas todos os dias para o trabalho. Mas 8 em cada 10 dizem que há espaço para melhorias em ferramentas e processos. 

“A tendência global também é algo que podemos esperar do Brasil, com cada vez mais empresas em busca de novas maneiras para otimizar as soluções que já possuem e encontrar as ferramentas necessárias para trabalhar com mais eficiência, à medida que a maneira como trabalhamos continua a evoluir”, diz Santos. 

A facilidade de uso foi classificada como a principal prioridade na escolha de novas ferramentas de software, indica a pesquisa.