IPM Sistemas inaugura laboratório de IA em Florianópolis

Ana Luiza Mees, head de inteligência artificial da IPM Sistemas, posando em um ambiente moderno e iluminado. Ao fundo, há uma parede verde com plantas e o logotipo da IPM, além de elementos decorativos com luzes geométricas. A imagem transmite inovação e sofisticação, laboratório

A IPM Sistemas, govtech especializada em soluções em gestão pública, inaugurou recentemente um laboratório de inteligência artificial em Florianópolis, capital de Santa Catarina. A estrutura terá 15 pessoas dedicadas e faz parte de um projeto, apresentado em 2023, que aplicou R$ 30 milhões em projetos envolvendo IA.

A equipe contará com desenvolvedores de front-end e back-end, além de especialistas em inteligência artificial e em data center. Eles ficarão incumbidos de aprimorar e criar funcionalidades para a Dara, IA criada pela IPM e voltada para serviços públicos.

Segundo a empresa, o laboratório vai aprimorar a capacidade de análise de dados e processamento de linguagem natural (NLP) da IA, além de fazer uso de imagens para ampliar a eficiência das soluções oferecidas aos órgãos públicos. Parte dos recursos investidos foram gastos em hardware (equipamentos e chips específicos para IA da Nvidia e da Dell) e na estrutura de links, espaço em data center e outras tecnologias necessárias.

Leia ainda: Câmara dos Deputados aprova lei de regulação da emissão de carbono no país

“Nosso objetivo é tornar a Dara ainda mais precisa e rápida, especialmente na interpretação de textos e na previsão de cenários futuros. No novo laboratório, vamos melhorar os sistemas que permitem que a IA entenda grandes volumes de informações de forma mais eficiente e ofereça respostas em tempo real”, explica Ana Luiza Mees, head de inteligência artificial da IPM Sistemas.

A executiva diz que a empresa está criando formas da Dara usar “imagens como fonte de dados, o que vai ajudar ainda mais os gestores públicos a tomarem decisões melhores e mais rápidas”, diz.

Dara

Desenvolvida pela IPM, a Dara promete ajudar gestores públicos na análise de investimentos e previsão de cenários, como por exemplo demandas futuras por educação ou mudanças na capacidade de atendimento na saúde pública. Ao cidadão, oferece um assistente virtual inteligente capaz de responder sobre serviços públicos por voz ou por texto.

O trabalho para aprimorar as funcionalidades da Dara será feito em conjunto com a equipe de desenvolvimento do Centro Tecnológico da IPM em Rio do Sul, que desenvolve sistemas para o setor público e gerencia informações das cidades que a empresa atende. Recentemente, a IPM criou uma equipe dedicada à pesquisa, análise e desenvolvimento de tecnologias próprias de IA, que também fará parte do trabalho colaborativo.

A IPM tem cerca de três décadas de história. Desenvolve soluções para gestão pública, com foco em sistemas de gestão. Atende municípios que hoje respondem por 30 milhões de pessoas, diz a empresa. Tem sede em Florianópolis e um centro de tecnologia em Rio do Sul, ambos em SC, e emprega cerca de 700 perssoas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!