IT Forum Praia do Forte: inovação como pilar da sustentabilidade

Executivas estarão no IT Forum Praia do Forte Imagens: Divulgação

A responsabilidade ambiental é uma prioridade crescente e as empresas devem abraçar a inovação como um pilar fundamental para a sustentabilidade. No IT Forum Praia do Forte, executivas discutirão como a adoção de novas tecnologias e práticas inovadoras permite que as empresas reduzam seu impacto ambiental, otimizem recursos e promovam uma cultura de responsabilidade social.

Ao fomentar um ambiente onde a criatividade e a responsabilidade ambiental andam de mãos dadas, as empresas podem garantir um futuro próspero e sustentável, beneficiando não só a si mesmas, mas também a sociedade e o planeta como um todo.

Leia mais: IT Forum Praia do Forte debate responsabilidade social e engajamento de talentos

Participarão do painel Elena Morettini, head global de negócios sustentáveis da Globant; Flavia Freitas, head de Responsabilidade Social Corporativa da IBM América Latina; Monica Jaén, diretora de Sustentabilidade da EcoRodovias; e Renata Ruggiero Moraes, diretora-executiva do Instituto CCR e diretora de Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Inovação da CCR S.A.

Ao longo da carreira, Elena Morettini ocupou diversos cargos de direção técnica em empresas como Shell, Repsol YPF, Badley Ashton e Fugro GeoConsulting. Além disso, em 2018, liderou o task force sobre Energia, Eficiência de Recursos e Sustentabilidade do B20, fórum de diálogo mundial que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20 – grupo formado pelas principais economias do mundo. Foi consultora em Geociências e Transições Energéticas na YPF (Yacimientos Petrolíferos Fiscales), assim como cofundadora do Comitê de Diversidade e Inclusão.

Flávia Freitas lidera programas de educação em tecnologia e desenvolvimento de força de trabalho para Governos, ONGs e Universidades; fomenta o programa ‘IBM Sustainability Accelerator’ que aplica tecnologia e conhecimento dos especialistas IBM para melhorar vidas e elevar comunidades vulneráveis em todo o mundo; e promove iniciativas de voluntariado corporativo.

Monica Jaén é formada em Biologia e Direito, com pós-graduação em Análise e Avaliação Ambiental pela PUC-Rio e em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ, além de mestrado em direito pela Universidade de Dalhousie, Canadá. Com mais de 30 anos de experiência profissional, antes de ingressar na EcoRodovias, já atuou em posições de liderança e consultoria em ONGs, escritórios de advocacia e grandes empresas dos setores siderúrgico, mineração, logística marítima e agro.

Renata Ruggiero Moraes atuou, nos últimos 20 anos, como executiva à frente das áreas de ESG/ Sustentabilidade, Comunicação e Desenvolvimento Organizacional de grandes empresas, tais como Banco Real (atual Banco Santander) e Racional Engenharia. Participou da criação da Ideal Invest, fundo de investimento de impacto, voltado para o financiamento da educação superior no Brasil. Também atuou na liderança de projetos de sustentabilidade junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi sócia-fundadora e presidente do Projeto LACE, organização sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do lazer, arte, cultura e educação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!