Itaipu Parquetec e Nestlé Brasil assinam acordo de inovação em energias sustentáveis

Nestlé, Itaipu Parquetec

O Itaipu Parquetec, ecossistema de inovação que fica dentro da usina Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), e a Nestlé Brasil anunciaram essa semana a assinatura de um protocolo de intenções para iniciativas de inovação com foco em energias renováveis, IoT, robótica e conectividade 5G. Nos próximos meses, as equipes de ambas vão definir os primeiros projetos para promover práticas sustentáveis e tecnológicas no Brasil.

Não foram revelados os valores investidos na iniciativa. Segundo Eduardo de Miranda, diretor de negócios e empreendedorismo do Itaipu Parquetec, a parceria vai buscar atender demandas do setor industrial.

Leia também: BNDES lança edital para solução de análise de riscos socioambientais e climáticos

O Itaipu Parquetec atua conectando empresas, universidades e instituições públicas e privadas com a usina de energia hidrelétrica. Atua no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias através de centros de competência dedicados a temáticas como tecnologias aplicadas, segurança cibernética, incubação e aceleração de novos negócios, arquitetura e engenharia, segurança de barragens, inteligência territorial, gestão energética e tecnologias do hidrogênio.

Entre as principais frentes que o parque vem capitaneando estão: testes para a implementação de tecnologias em infraestruturas críticas industriais, cães-robôs e conectividade 5G; tecnologias para a transição energética, uso de fontes renováveis como biogás e hidrogênio verde; além do fomento a editais de inovação aberta em diferentes temáticas, que já resultaram em mais de 80 empresas e startups inseridas em seu ecossistema.

A Nestlé, por sua vez, é parceira do Itaipu Parquetec desde que participou de um edital da instituição. Ao longo dos últimos anos, tem investido em tecnologias emergentes em suas fábricas no Brasil, aplicando robôs autônomos, automação, realidade aumentada (RA) e virtual (RV), IA e sistemas de visão computacional, entre outras.

As fábricas conectadas da empresa já monitoraram em tempo real cerca de 300 linhas de produção que operam em 16 fábricas no País, ou 85% das linhas de produção conectadas atualmente. Até o fim de 2023, a empresa reduziu em 30% as paradas não planejadas e ganhou 7% em produtividade das linhas de produção usando tecnologia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!