Itaú Unibanco lança experiência com IA generativa no WhatsApp

Pessoa segurando um smartphone com a tela exibindo o logotipo do Itaú sobre um fundo laranja. A imagem destaca o uso do aplicativo bancário, simbolizando praticidade e tecnologia, com um fundo desfocado que dá foco à interação com o dispositivo (itau, itau unibanco, app, superapp, inteligencia itau)

O Itaú Unibanco anunciou na sexta-feira (22) o lançamento de uma experiência que utiliza inteligência artificial generativa, inclusive no WhatsApp. O objetivo, diz a instituição financeira, é tornar as jornadas dos clientes “mais simples, fluidas e hiperpersonalizadas”.

A Inteligência Itaú, como é chamada, utiliza a IA facilitar transferências e a gestão das finanças dos clientes.

O primeiro caso de uso transacional é o Pix no WhatsApp, que como explica o próprio nome facilita a realização de transferências instantâneas usando a app de mensageria. Em gestão financeira, a primeira novidade é a possibilidade de os clientes interagirem com a IA para tirar dúvidas sobre o programa Minhas Vantagens.

Leia também: Inscreva-se no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI

Segundo o Itaú, o lançamento é um marco porque a IA será a base para futuras aplicações que “mudarão a forma” como os clientes se relacionam com o banco. A promessa é ter a inteligência por trás de soluções transacionais, permitindo pagamentos e transferências com mais praticidade; e soluções conversacionais contextualizadas que apoiem os clientes no entendimento de produtos.

O Itaú também promete soluções preditivas, que observem hábitos e compromissos financeiros dos clientes e os antecipem por meio de lembretes ou soluções imediatas.

“Trabalhamos intensamente com IA generativa nos últimos anos, em uma jornada que envolveu um trabalho profundo de IA responsável, com um olhar apurado para mitigação de vieses e de alucinações para garantir uma interação contextual e responsável. Agora, alcançamos um ponto de diferenciação que assegura uma experiência totalmente adequada para os clientes”, diz em comunicado Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco.

As novidades

O Pix no WhatsApp utiliza IA generativa para interagir com os clientes pelo WhatsApp e realizar transferências do dia a dia. Aos clientes, basta enviar uma mensagem para o canal oficial do Itaú e fazer transações de até R$ 200 por dia via Pix. A ferramenta interpreta mensagens de texto e áudio, com a possibilidade de dividir despesas e gerar o comprovante da transação. Em breve, promete o banco, será possível interpretar imagens.

A funcionalidade permitirá realizar transações pontuais, e por funcionar por meio de mensagens permite “jornada conversacional e intuitiva”. A funcionalidade é iniciada e concluída no próprio WhatsApp, sem necessidade de abrir o aplicativo do banco.

No programa Minhas Vantagens, os clientes poderão gerir benefícios usando a Inteligência Itaú diretamente pelo superapp. Basta clicar no botão da Inteligência Itaú para obter informações como benefícios recomendados para o perfil, ou aqueles ainda não utilizados e como conquistar níveis mais altos.

O Minhas Vantagens é o programa de fidelidade do Itaú. Promete benefícios e condições especiais de acordo com o nível de relacionamento do cliente com o banco. O programa está disponível para clientes dos segmentos Uniclass e Personnalité que o quiserem, ou seja, não tem adesão automática.

“Ainda estamos no início do que enxergamos para o futuro do Itaú e do mercado financeiro. Os clientes ainda podem esperar por muitas novidades neste sentido”, promete Guerra.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!