Izalci Lucas anuncia que pedirá abertura de CPI sobre venda do Banco Master

A recente venda do Banco Master para o Banco de Brasília (BRB) tem gerado intensos questionamentos na capital federal, Brasília. A transação, que envolve a oferta de R$ 2 bilhões por 49% das ações do Banco Master, sem que o BRB obtenha controle total da instituição, levantou preocupações significativas entre os legisladores e a população. O senador Izalci Lucas, autor da proposta de uma audiência pública sobre o tema, anunciou que começará a coletar assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado Federal. A iniciativa visa investigar a transação financeira e esclarecer as dúvidas que pairam sobre o negócio.

Para a abertura da CPI, são necessárias pelo menos 27 assinaturas de senadores. Izalci Lucas, juntamente com outros senadores do Distrito Federal, já se reuniu com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para discutir a operação. Essa reunião destaca a seriedade com que o assunto está sendo tratado, dado o impacto potencial da transação no sistema financeiro local. Além disso, um dossiê de 43 páginas, contendo informações sobre o Banco Master e uma investigação preliminar, está circulando no Senado. O documento inclui dados sobre o processo na Comissão de Valores Mobiliários, balanços do Banco Master, impactos da alavancagem e conexões políticas da venda.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A expectativa é que, na próxima semana, o senador Lucas inicie formalmente a coleta de assinaturas para a CPI. A transação tem sido alvo de críticas e dúvidas, especialmente em relação à sua viabilidade técnica e financeira. Questões sobre se o negócio será benéfico para o BRB, o Banco de Brasília, estão no centro das discussões. A preocupação é que a compra de uma participação minoritária, sem controle total, possa não ser uma decisão estratégica sólida para o BRB, levantando questões sobre a gestão e o futuro da instituição.

*Com informações de Luciana Verdolin 

*Reportagem produzida com auxílio de IA