Jardim Pantanal: Prefeitura e Governo de SP devem anunciar hoje remoção de famílias em área de risco

A Prefeitura e o Governo de São Paulo devem anunciar, nesta quarta-feira (7), medidas para o Jardim Pantanal, bairro da Zona Leste da capital paulista que sofre há anos com inundações – e que chegou a ficar uma semana de baixo d’água no início deste ano. A expectativa para o encontro de hoje é que a gestão municipal anuncie algumas medidas – entre elas, a retirada de famílias de áreas de risco. Segundo fontes, a população instalada em moradias precárias na beira do rio Tietê deve ser removida do local. Ainda não há o número concreto de quantas pessoas serão afetadas – o ajuste final deve ser feito durante a reunião.
O encontro vai acontecer às 9h, no Palácio dos Bandeirantes. Além do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito, Ricardo Nunes, estarão presentes secretários das pastas de Meio Ambiente, Habitação, o diretor CEO da Sabesp, entre outros. Durante o encontro, técnicos da prefeitura de São Paulo farão uma apresentação das alternativas possíveis para a área e abrirão as questões para discussão. A ideia é ter o aval do governo do estado para que as resoluções sejam feitas em parceria.
Em março, o a gestão estadual deu início a obras de desassoreamento do Tietê em um trecho de 11,7 km de extensão entre a ponte José Ermírio de Moraes (antiga ponte pênsil da Nitroquímica) até o córrego Três Pontes, na divisa entre a capital e o município de Itaquaquecetuba. Segundo a secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, a obra resultará na retirada de 520,7 mil m³ de sedimentos, 40 mil m³ de vegetação aquática superficial, além de 150 carcaças de veículos provenientes de roubo ou furto – e os trabalhos contribuirão com a mitigação de enchentes nos bairros do Jardim Pantanal, Jardim Helena na Capital e Vila Any em Guarulhos.