Estudo da Jitterbit revela crescente demanda por IA e automação para solucionar a “divisão de dados”

A Jitterbit lançou sua mais nova pesquisa sobre a situação atual de automação das empresas. O 2025 Automation Benchmark Report conversou com 1.000 tomadores de decisão de TI nos EUA e no Reino Unido, e revelou um apetite crescente pelo uso de IA para implementar a automação empresarial. O mesmo relatório, no entanto, destaca a falta de recursos e as preocupações com a segurança como desafios a serem superados.
“O caminho para o sucesso é claro: as empresas devem quebrar silos de dados e automatizar fluxos de trabalho para prosperar na era da IA”, disse o presidente e CEO da Jitterbit, Bill Conner. “Enquanto muitas organizações ainda lutam para encontrar os recursos em equipes de TI, Segurança da Informação e linha de negócios para preencher essa ‘divisão de dados’, a oportunidade para aqueles que podem é imensa.”
Leia mais: Porto aposta na conectividade para ampliar unidades de negócio com agilidade
O estudo, conduzido pela Censuswide Research, revela que times de TI e áreas de negócios estão cada vez mais alinhados em seus esforços para fechar a lacuna de dados, aliviando gargalos e reduzindo a sobrecarga sobre os times de tecnologia, já que 70% da demanda de recursos para automação empresarial recai sobre equipes de TI.
Diante desse cenário, 97% dos líderes de TI reconhecem a importância de capacitar usuários não técnicos para criar, implantar e manter aplicativos e integrações, garantindo um tempo mais rápido de valorização.
A pesquisa revela ainda que 67% das empresas hoje implantam mais de 500 aplicativos, criando silos de dados significativos e 99% dos líderes de TI reconhecem a necessidade de integração e automação perfeitas, mas 71% ainda não têm uma plataforma unificada para alcançar esse objetivo.
A solução, muitas vezes, recai sobre a IA autônoma, com 31% das empresas se planejando para essa nova era Agentic AI e sinalizando a próxima onda de soluções de IA empresarial para tomada de decisões autônomas.
“A automação tradicional, projetada para executar tarefas isoladas, não é mais suficiente para acompanhar as demandas de negócios modernos”, afirma o CTO da Jitterbit, Manoj Chaudhary. “A Agentic AI está impulsionando uma mudança fundamental — evoluindo da automação baseada em tarefas para a automação inteligente com fluxos de trabalho adaptáveis que impulsionam resultados comerciais reais.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!