Liderada por José Caodaglio, Colmeia quer triplicar de tamanho

José Caodaglio, CEO da Colmeia. Foto: Divulgação

Em 2016, José Caodaglio deixou a SAP para seguir um sonho: criar a Colmeia, startup focada em automação de atendimento digital. Com uma carreira consolidada no mercado corporativo, com passagens por Oracle e SAP, Caodaglio levou na bagagem sua experiência em software e atendimento ao cliente ao embarcar nessa nova empreitada. “A empresa pivotou duas vezes: com a compra por coalisão, depois mudamos a estratégia de produto de uma rede social para empresas e para para atendimento digital”, conta Caodaglio.

A Colmeia não teve um início fácil, lembra, como toda startup. Após várias mudanças de foco, a empresa finalmente encontrou seu caminho no atendimento digital. Foi durante um atendimento frustrante que ele identificou uma oportunidade. “Eu entrei em contato com uma empresa e a pessoa do outro lado da linha não tinha informação sobre meu caso. Depois de dias, eu voltava a ligar e não tinha histórico. Vi uma oportunidade, mas o mercado estava tomado”, explica.

Leia também: Nova posição de Igor Gomes na Tenda demonstra protagonismo da TI na empresa

Para entender melhor o cenário, Caodaglio e sua equipe começaram a utilizar produtos já existentes no mercado, identificando pontos fracos e criando uma solução mais eficiente. “Criamos, então, um ‘paper’ com 11 pontos que tínhamos de fazer melhor. Encontramos lacunas em outras plataformas e refizemos o produto que tínhamos em cima disso”, diz.

Desde 2021, a Colmeia se estabeleceu como uma solução robusta e eficaz, conta o executivo. “Hoje, estamos com mais presença em marketing, mas o ponto de virada foi quando o produto ficou estável e as empresas viram que fazemos tudo mais rápido. Temos projetos grandes que resolvemos em uma semana”, destaca Caodaglio.

A próxima onda da Colmeia

O diferencial da Colmeia está em sua capacidade de entregar soluções complexas em um curto espaço de tempo. “Criamos mecanismos que permitem fazer coisas complexas em pouco tempo. Investimos em inteligência artificial e outras ferramentas, mas temos patente solicitada em IA, e normalmente não vemos muitas empresas brasileiras com esse tipo de demanda”, comenta, destacando o poder de inovação da empresa.

A companhia já atende grandes clientes, como o banco Mercantil, a V.tal e a Rodobens, demonstrando sua versatilidade em diversos segmentos. “Estamos bem capilarizados, especialmente pela idade nova da empresa”, observa Caodaglio. Um dos casos de sucesso é o Mercantil, destaca, que realiza R$ 1 bilhão em vendas via WhatsApp. “Eles têm 93% de retenção. A cada cem pessoas, 93 conseguem solucionar o problema sem conversar com ninguém”, exemplifica.

Com um aporte recente de R$ 25 milhões da Crescera Capital, a Colmeia está pronta quer crescer ainda mais. “Estamos investindo 100% na empresa. Acabamos de lançar nosso CRM. Nosso foco é comunicação digital, mas lançamos outros produtos”, afirma Caodaglio. A expectativa é triplicar de tamanho este ano, mantendo um NPS acima de 90 e enfrentando os desafios do mercado de IA. “O mercado agora está recebendo o hype e buzz de IA, é o principal ponto”, pontua.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!