FDA cita laboratório de testes em animais da Neuralink de Musk em ‘condições questionáveis’

Neuralink. Foto: Shutterstock

Um laboratório de testes em animais da Neuralink, empresa de tecnologia cerebral de Elon Musk, foi considerado pela Food and Drug Administration (FDA) como tendo “condições ou práticas questionáveis”. A agência citou a empresa e pediu que ela corrigisse os problemas, segundo informações reveladas pela Reuters.

Inspetores da FDA identificaram os problemas nas instalações de testes em animais da Neuralink na Califórnia em junho de 2023, algumas semanas depois de a agência ter dado sinal verde à empresa para conduzir um pequeno estudo de seu implante cerebral em humanos, de acordo com a carta enviada ao Congresso datada de 29 de novembro.

A agência estava respondendo às preocupações levantadas por Earl Blumenauer, um deputado democrata do Oregon que tem se concentrado na questão do bem-estar animal.

Leia também: Conexões em rede: o desafio da unificação tecnológica na HDI Seguros

A FDA informou a Blumenauer que os problemas encontrados na Neuralink justificavam medidas voluntárias de correção por parte da empresa. Eles não foram considerados graves o suficiente para exigir ação regulatória mais dura por parte da agência.

“Embora a empresa tenha recebido citações relacionadas à documentação de sua pesquisa com animais, a inspeção da FDA não encontrou evidências de violações que comprometesse a segurança do dispositivo”, disse a FDA em comunicado em resposta a perguntas da Reuters. A agência não forneceu mais detalhes sobre as áreas de preocupação.

A Reuters havia reportado em fevereiro que inspetores da FDA encontraram problemas no controle de qualidade e manutenção de registros no laboratório da Neuralink na Califórnia durante a inspeção de junho de 2023, mas ainda não tinham determinado qual nível de ação seria necessário.

A FDA se recusou a dizer se esses eram os mesmos problemas citados na carta.

A Neuralink não respondeu a um pedido de comentário sobre se já corrigiu os problemas identificados pela FDA. A empresa afirma que vai além das regulamentações existentes no tratamento de animais para testes.

Um porta-voz de Blumenauer recusou-se a comentar.

A Reuters também reportou em 2022 sobre reclamações internas de funcionários de que a Neuralink teria acelerado experimentos, causando sofrimento desnecessário e mortes de porcos, macacos e outros animais.

A Neuralink é uma das várias empresas que buscam ajudar pacientes com paralisia, cegueira e outros distúrbios a interagir com o mundo, usando um chip cerebral para traduzir seus pensamentos em comunicação digital.

A empresa já implantou seu dispositivo em dois pacientes nos EUA e planeja um estudo semelhante no Canadá.

Musk foi encarregado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, de reduzir os gastos do governo em agências federais, como a FDA.

Seu papel à frente do recém-criado “Departamento de Eficiência Governamental” pode ajudar a proteger suas próprias empresas de regulamentações ou medidas de fiscalização e aumentar o apoio governamental, informou a Reuters no mês passado.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!