Sob a liderança de Paulo Henrique Scrideli, Corpay transforma seu atendimento ao cliente com IA

Paulo Henrique Scrideli

Ao dar autonomia à equipe, o líder demonstra confiança na capacidade do time, fortalecendo o senso de responsabilidade e pertencimento. Assim, se torna um facilitador, dando apoio nos desafios e incentivando a inovação. Este é o modelo de gestão adotado por Paulo Henrique Scrideli, vice-presidente de Tecnologia e Digital da Corpay Brasil, grupo controlador da Sem Parar.

O perfil desse engenheiro mecânico de formação, atuando há mais de 30 anos na área de tecnologia, foi essencial para o sucesso do projeto “Comunidade Turbo AI”, inscrito no prêmio Executivo de TI do Ano 2024, promovido pelo IT Forum, que o consagrou vencedor na categoria Serviços Financeiros. A trajetória de um executivo sempre revela as origens do seu aprendizado. “Meu primeiro emprego aconteceu logo ao final do meu estágio em 1994. Depois passei por grandes escolas como Universo Online, Tivit, GVT e Telefônica até chegar na Corpay Brasil. Tenho orgulho de ter evoluído por meio delas e ao mesmo tempo contribuído para seu crescimento”, conta Scrideli.

Perto de completar dez anos na Corpay Brasil, o executivo afirma que o segredo do sucesso da Sem Parar é o modelo de governança que suportou todo o processo de transformação digital, apoiado por squads, com as áreas de TI e de negócios trabalhando juntas. “Desde o início do projeto até a entrega”, reforça.

Leia também: André Petenussi, da Localiza&Co, e o desafio de criar a maior plataforma de mobilidade do mundo

Scrideli relata que, há quatro anos, ele e o time conseguiram romper o modelo de “pedido e entrega” da TI, levando a tecnologia a um patamar mais estratégico, em linha com o negócio, inicialmente de forma setorizada e depois em todas as áreas de negócios. A Sem Parar agora trafega em modelo ágil, com níveis de autonomia na equipe, mas para isso, ele diz, é preciso capacitá-las. E revela a receita: “Primeiro, é preciso definir toda a estratégia de evolução, medir seu sucesso e processos de TI, para facilitar o alcance dos objetivos de negócio”.

Antes de colocar em prática qualquer tecnologia, alerta Scrideli, é preciso entender como a tecnologia pode evoluir no negócio e colocar a TI mais próxima das estratégias do negócio.

IA impulsionando modelo colaborativo de inovação

A evolução de maturidade digital na Sem Parar gerou avanços importantes, como a digitalização do atendimento ao cliente, automatizando as jornadas de interação em praças de pedágio, estacionamentos e postos de combustível.

Nesse cenário, foi criada a Comunidade Turbo AI, grande habilitadora da evolução e chave para a sustentabilidade da cultura em IA, apoiada em um modelo de governança para iniciativas com uso de IA. Ela tem como princípio entender, explorar e fortalecer o conhecimento sobre como explorar a tecnologia e torná-la acessível de forma segura e responsável.

Segundo Scrideli, é uma iniciativa que acelera a adoção de IA na empresa, tanto para ganho de produtividade e melhoria de processos internos, quanto na geração de soluções para clientes em áreas como Atendimento, Retenção e Vendas.

Um cuidado importante foi integrar IA de forma estratégica para aprimorar tanto a experiência do cliente quanto a eficiência interna, cada vez mais orientada a dados e a IA. Entre os resultados estão serviços mais ágeis e personalizados, otimização da infraestrutura interna para colocar a empresa em linha com as atuais exigências de um mercado cada vez mais transformado pelo digital.

Como líder da iniciativa Comunidade Turbo IA, o agora Executivo de TI do Ano 2024 diz que seu maior aprendizado foi atestar que é possível acelerar uma iniciativa de transformação com a criação de uma governança que permite o alinhamento de áreas distintas em torno de um objetivo comum, organizando ações alinhadas a critérios objetivos, permitindo o protagonismo de todos com um modelo de comunidade, em que cada integrante tem seu valor na evolução da empresa.

*Texto originalmente publicado na Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!