Para líderes brasileiros, assinatura eletrônica ajuda em conversões comerciais
A grande maioria (92%) dos líderes e tomadores de decisão de empresas brasileiras acredita que a tecnologia de assinatura eletrônica garante aos negócios maior conversão de assinaturas, seja para transações comerciais ou acordos em geral. E 26% das corporações relataram ter identificado um crescimento no volume de negócios após a implementação da assinatura eletrônica.
Os dados são de um estudo da Clicksign que ouviu 104 líderes ao longo do mês de abril.
Na análise do estudo, o motivo por trás desse resultado passa muito pela rapidez com que os contratos são firmados: 38,5% das instituições passaram a ter os documentos assinados em até 24 horas, enquanto 46,2% concluem o negócio em até uma semana.
A pesquisa, reforça que entre outros benefícios da tecnologia estão a otimização de tempo, com 86,5% dos entrevistados relatando o benefício, e a validade jurídica, com 71,2%. De forma geral, 79,8% das empresas relataram ter modernizado o seu processo comercial após contar com a adesão do serviço.
Leia ainda: CIOs brasileiros confiam em infraestrutura de TI atual para demandas da IA
De acordo com Michael Bernstein, CTO da Clicksign, esses resultados demonstram como a assinatura eletrônica é um serviço capaz de desburocratizar a formalização de documentos e facilitar o dia a dia de todas as pessoas envolvidas no processo.
“As assinaturas digitais estão permitindo que as organizações otimizem seus fluxos de trabalho de forma muito mais assertiva e equilibrada. Além de garantir a eficiência, o uso dessa tecnologia tem representado um diferencial competitivo de mercado, além, é claro, de gerar mais segurança e proteção à integridade dos documentos assinados”, adiciona.
A pesquisa indicou, também, que 63,5% das companhias que utilizam o serviço deixaram de usar papéis para esse tipo de documento.
Quando perguntados sobre o motivo da contratação do serviço de assinatura eletrônica, o aumento na velocidade na formalização dos contratos e a desburocratização desse processo foram as causas mais lembradas, por 79,8% e 77,9% dos profissionais entrevistados, respectivamente.
Outras justificativas apontadas, que eram de múltiplas escolhas, são a segurança quanto à validade jurídica dos documentos firmados (72,1%), a agilidade conquistada à rotina de trabalho (57,7%), confiança na política de proteção de dados (42,3%) e redução nos custos da empresa (31,7%).
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!