Líderes cristãos apoiam Glauber Braga em greve de fome contra cassação na Câmara

Um grupo de mais de 30 líderes cristãos manifestou seu apoio ao deputado Glauber Braga, do PSOL do Rio de Janeiro, que está em greve de fome há uma semana. O parlamentar enfrenta um processo de cassação e, em uma carta assinada por Frei Betto e Leonardo Boff, ele é comparado com ícones históricos como Jesus, Gandhi e Mandela, ressaltando sua resistência contra a opressão. “O seu ato de enfrentar seus algozes, suas mentiras e hipocrisias, é valoroso. Sabemos que é preciso uma força extraordinária para nos manter de pé diante dos absurdos. Isso ocorreu também com Jesus de Nazaré, assim como no mundo atual, com pessoas como Mahatma Gandhi na Índia, Nelson Mandela na África do Sul e o Pastor Martin Luther King na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos”, diz um trecho do documento.
Na mensagem, as lideranças religiosas expressam votos de que Glauber receba “a força de Jesus Cristo crucificado” e fazem referência a um trecho do Evangelho de João, que fala sobre a superação de dificuldades. Durante sua greve, o deputado já perdeu quatro quilos e tem contado com o apoio de seis ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva: Paulo Teixeira (Agricultura), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Secom), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Cida Gonçalves (Mulheres) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos).
Glauber Braga mantém uma vigília na Câmara dos Deputados, onde se alimenta apenas de soro, água e isotônicos. Sua greve de fome é uma resposta a um processo disciplinar que se originou após ele ter chutado um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) em abril do ano passado.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Nátaly Tenório