Lula garante que Brasil crescerá 3,7% e promete ‘dinheiro circulando na mão do povo’ em encontro com prefeitos
![](https://tutoriaisweb.com/wp-content/uploads/2025/02/fta20250211103-750x450-1.jpg)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o crescimento econômico do Brasil será de 3,7% e prometeu “dinheiro circulando na mão do povo”, ao discursar no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, nesta terça-feira (11), em Brasília. Na ocasião, ele também defendeu a valorização dos salários dos professores.
“Esperem, que muita coisa vai acontecer neste país. Vocês se lembram que, quando eu tomei posse, dia 1º de janeiro, o FMI dizia: o Brasil só vai crescer 0,8%. Nós crescemos 3,2%. Depois, dizia, este ano: o Brasil só vai crescer 1,5%. Nós vamos crescer 3,7%”, disse Lula, citando o Fundo Monetário Internacional.
E continuou: “E não fale em bobagem mais do crescimento deste ano, não fale mais, porque a gente vai crescer mais. Porque vai ter dinheiro circulando na mão do povo. Vai ter dinheiro circulando na mão do pequeno.” O presidente criticou os baixos salários para algumas categorias profissionais e mencionou a do magistério. Segundo ele, “muita gente acha que ganhar R$ 4.800 é muito para professor“.
O segmento havia sido citado mais cedo no evento pelo representante da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, que criticou a falta de recursos para arcar com o piso salarial dos professores. Na ocasião, Lula disse que mudou o discurso ao defender salários maiores para os trabalhadores.
“Eu não sei se vocês sabem, mas eu agora resolvi mudar o meu discurso com o empresário. Porque o empresário, quando paga R$ 1.900 para um trabalhador, ele acha é muito, eu pago muito. O trabalhador: eu ganho pouco. Então, estou tentando convencer os empresários que eles não têm que olhar o trabalhador como trabalhador, eles têm que olhar o trabalhador como consumidor dele.”
No fim do pronunciamento, Lula disse que terá o apoio dos prefeitos em 2026. “Quando eu terminar o meu mandato, vocês vão dizer, Lulinha, fica, porque nós precisamos de um presidente que gosta de nós.” O evento teve a participação dos presidentes do Congresso Nacional, de ministros, governadores, presidentes de bancos públicos, entidades municipalistas e demais autoridades.
Representantes de municípios reivindicaram um redesenho do pacto federativo, a criação de programas sociais para municípios pequenos com emendas parlamentares e a aprovação de uma proposta que institui novo parcelamento para o pagamento de dívidas municipais.
Lula afirma que, ao fim do 3º mandato, prefeitos vão pedir que ele fique no cargo
Lula disse, ainda, que, ao final de seu terceiro mandato, prefeitos e prefeitas do Brasil pedirão que ele “fique” no cargo. A afirmação foi realizada durante a abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. “Quando terminar o meu mandato, vocês vão dizer: ‘Lulinha, fica’, porque nós precisamos de um presidente que goste de nós”, afirmou o presidente ao final do discurso.
A declaração foi aplaudida pelo público e por políticos e ministros que acompanhavam Lula, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais e o novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), entre outros.
No ano passado, em mais de uma ocasião, o presidente afirmou esperar “não ter que concorrer” novamente. Nesta terça, fez uma declaração mais enfática sobre sua participação na disputa ao Planalto de 2026.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira