Lula nomeia André Corrêa do Lago como presidente da COP30 em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o embaixador André Corrêa do Lago como presidente da COP30, a conferência climática da ONU, que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro. Lago, que atualmente é secretário de clima no Ministério de Relações Exteriores, traz consigo uma vasta experiência em negociações ambientais.

Ana Toni, que ocupa o cargo de secretária de clima no Ministério do Meio Ambiente, foi designada como CEO da COP. Durante seu discurso, Lago expressou preocupação com a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris, mas ressaltou que o país continua a ser parte da convenção climática da ONU e que existem canais de comunicação disponíveis.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A decisão sobre as nomeações foi tomada em uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Lula e de seus ministros. Novas reuniões estão programadas para discutir a definição de outros cargos relevantes para a conferência, sendo a escolha de Lago considerada estratégica por sua capacidade de interagir com diversos setores, incluindo o agronegócio.

André Corrêa do Lago já atuou como chefe da delegação brasileira na última conferência climática e mantém uma boa relação com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, além do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele também foi um dos principais responsáveis pela criação da Aliança Global para os Biocombustíveis, que foi lançada em 2023. Com uma carreira consolidada no Itamaraty, Lago já ocupou várias posições e exerceu a função de embaixador do Brasil em diferentes países.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos