Maioria das empresas analisa dados para avaliar talentos, diz estudo

Cada vez mais empresas estão recorrendo a tecnologias como a inteligência artificial, automação e análise preditiva para avaliar talentos. Novo estudo realizado pela Randstad, o Talent Trends, ouviu mais de 900 líderes de recursos humanos e diretores de 18 países, incluindo Brasil, para identificar como o RH está empregando soluções digitais para tomar decisões referentes aos funcionários.

De acordo com a análise, 72% das empresas globais disseram tomar essas decisões baseadas pela análise de dados, e metade dos entrevistados está investindo mais em análise preditiva e inteligência de mercado.

No Brasil a realidade não é diferente, com 74% dos entrevistados afirmando já investir em tecnologias de análise e, no último ano, 76% tiveram retorno positivo no investimento destinado a tecnologia de RH, inteligência artificial (IA), automação e robotização.

Leia também: Ex-Americanet, José Luiz Pelosini lança empresa com foco em mercado AIoT

“Diante dos grandes volumes de dados, é necessário utilizar ferramentas que ajudem a identificar padrões, permitindo que os profissionais de RH tomem decisões mais estratégicas”, diz Wladimir Parada, diretor comercial da Randstad. Ele dá como exemplo a IA, que pode prever a rotatividade de colaboradores e identificar fatores que contribuem para isso, ajudando a implementar ações preventivas e reter talentos.

“Globalmente, 69% das lideranças informaram que o aumento da automação impacta o planejamento de mão de obra e amplia a necessidade de talentos para cargos altamente qualificados. Esses são benefícios importantes na economia atual em desaceleração, pois informações sobre desempenho são fundamentais para estabelecer as decisões sobre reestruturação, movimentações internas e reskilling”, acrescenta o executivo.

Experiência do colaborador

O estudo destaca como uma melhor experiência proporcionada pela tecnologia ao colaborador se tornou crucial para melhorar o engajamento dos funcionários. A nível global, para 76%, a importância aumentou ainda mais nos últimos 12 meses e, para 81%, suas organizações estão mais do que nunca focadas nesse aspecto.

“Existe uma relação direta entre a experiência proporcionada ao colaborador e o crescimento sustentável das empresas, tudo pautado pelos dados. A tecnologia e análise de dados permitem que os processos de RH sejam mais ágeis e eficientes, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Todas as lideranças devem colocar a experiência proporcionada aos talentos na vanguarda de sua estratégia de negócios”, conclui Parada.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!