Mais um áudio das transmissões da TV da Copa de 1970 é resgatado pela Jovem Pan

Na última coluna do “Memória da Pan”, disponibilizei o áudio da transmissão da TV do segundo tempo da estreia da seleção brasileira na Copa de 1970, diante da Tchecoslováquia. Hoje, compartilho com os internautas a íntegra da terceira partida da equipe comandada por Zagallo. O time já estava classificado quando enfrentou a Romênia, em Guadalajara.

BRASIL 3 × 2 ROMÊNIA – Guadalajara – 10.06.70
Brasil: Félix, Carlos Alberto, Brito, Fontana e Everaldo (Marco Antônio); Clodoaldo (Edu), Piazza, Jairzinho, Tostão, Pelé e Paulo Cézar.
Técnico: Zagallo
Romênia: Adamache (Raducanu), Satmareanu, Lupescu, Dinu e Mocanu; Neagu, Dumitru e Nunweiller, Dembrowski, Dumitrache (Tataru) e Lucescu.
Técnico: Angelo Niculescu
Árbitro: Ferdinand Marshall (Áustria).
Gols: Pelé (19), Jairzinho (21) e Dumitrache (33) no primeiro tempo. Pelé (21) e Dembrowski (38) na etapa final.
Público: 50.000

A seleção começou bem e abriu uma vantagem de dois gols, mas sentiu as ausências de Gérson e de Rivellino, contundidos, e teve trabalho para garantir a vitória e a classificação em primeiro lugar na chave. Mais de 30 milhões de brasileiros acompanharam a partida pela televisão, que formou um pool para as transmissões, diretamente do México.

O primeiro tempo foi narrado por Oduvaldo Cozzi, da Tupi, que fazia dupla com o comentarista Rui Porto. Na etapa final, Fernando Solera, da Bandeirantes, assumiu o microfone. As análises são de Leônidas da Silva, ex-jogador e artilheiro do Brasil na Copa de 1938.

Mais uma raridade para quem me acompanha diariamente aqui na Jovem Pan.