Mercado Livre, Nubank e Google lideram influência digital de marcas no Brasil

Veículo de entrega do Mercado Livre em destaque, com logotipo da empresa estampado na traseira amarela e informações de segurança sobre monitoramento via GPS, estacionado em uma avenida movimentada de grande cidade, marcas

Mercado Livre, Nubank, Google, Amazon e Netflix, nessa ordem, são as cinco empresas mais influentes digitalmente no Brasil, segundo os próprios consumidores. A lista é resultado de um estudo – o Radar de Influência Digital – feito pelo TEC Institute, em parceria com a MIT Technology Review Brasil e a agência Bendita Imagem. Os resultados foram divulgados na segunda-feira (16).

A pesquisa analisou as marcas com maior influência digital com base em entrevista com os consumidores. Foram considerados métodos de interação mais utilizados e a frequência com que esses contatos ocorrem. As cinco empresas mais citadas pelos entrevistados foram, na ordem: Mercado Livre (1026 pontos), Nubank (747), Google (702), Amazon (696) e Netflix (639).

Os motivos para essas marcas serem as mais escolhidas foram: conteúdo relevante e atrativo, respostas rápidas e eficientes, comunicação personalizada e variedade de produtos e serviços. Ao todo, mais de 350 marcas foram citadas e nenhuma atingiu 70% das escolhas.

Última chamada: Inscreva-se agora no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI

Segundo o CEO da MIT Technology Review, Andre Miceli, isso significa que o mercado é competitivo e existem muitas opções relevantes na lembrança imediata dos consumidores. “Esse número expressivo, além de refletir a grande diversidade e fragmentação do mercado digital no Brasil, também indica que os consumidores têm percepções e preferências variadas”, diz o executivo, em comunicado.

Canais mais utilizados

A pesquisa também mostrou a forma mais utilizada pelos consumidores para interagirem com as empresas. A mais comum foi “usando os produtos diariamente”; seguida por “comprando os produtos/serviços online”; “através das redes sociais” ficou em terceiro, “visitando o site da marca”, em penúltimo; e “via aplicativo” na última posição.

Quanto à frequência de contato com a empresa, a maioria fala “ocasionalmente (1-3 vezes por semana)”.  “Raramente (1 vez por semana)” vem na segunda posição.  “Muito frequentemente (mais de um dia)” em terceiro; “frequentemente (uma vez ao dia)” em quarto e “nunca”, em último lugar.

Também foi possível observar que as percepções dos brasileiros diferem de um lugar para o outro. A Amazon, a quarta colocada no ranking nacional, aparece em primeiro nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte. No Nordeste e Sul, a liderança é do Mercado Livre. Marcas como Nike (2º), Apple (4º) e iFood (5º) estão no top 5 da região Centro-Oeste.

O estudou ouviu mais de 400 pessoas no Brasil durante novembro de 2024, e utilizou um sistema de pontuação (5, 3 e 1 ponto) para classificar as marcas de acordo com a posição na lembrança dos participantes. Os consumidores foram convidados a citar até três marcas que consideram ter uma forte presença digital em um formulário online.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!