Mercedes-Benz leva solução de Internet das Coisas para fábrica no Brasil

Com uso de etiquetas eletrônicas, a Mercedes-Benz do Brasil passou a automatizar parte do trabalho de pré-montagem e montagem de cabinas de caminhões que a empresa produz em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, região metropolitana de São Paulo. Com a Internet das Coisas (IoT), a unidade agora automatiza a contagem e a reposição de peças usadas nessas etapas em um trabalho que otimiza a rotina de colaboradores que lidam com o Kanban, quadro de sinalização que controla os fluxos de produção e transporte de kits.

As etiquetas eletrônicas (ESLs, na sigla em inglês para Electronic Shelf Labels) carregam informações que exibem características de cada peça, além de código e destino que orientam as próximas etapas de curso da peça em questão. Dados gerenciais como data de entrega e status do pedido também são informados. Qualquer alteração nesses dados é atualizada de forma instantânea e em tempo real, o que garante transparência, flexibilidade, maior controle, segurança e conformidade com os prazos contratados.

As etiquetas estão integradas a um sistema de gestão criado pela própria multinacional, e a um controlador lógico programável, que coordena as atividades dos robôs na linha de montagem. A Seal Sistemas foi a empresa responsável por implementar a tecnologia na linha de produção.

Segundo a montadora, as etiquetas aceleraram a conferência da maior parte dos componentes utilizados na produção de cada cabina. Ao mesmo tempo, simplificam o processo de pedido de peças e apoiam o gerenciamento de estoques e equipamentos no local da fabricação.

“Como resultado desse projeto-piloto na montagem de cabinas, as ESLs nos trouxeram maior agilidade na localização de peças na linha de produção e acuracidade nas informações exibidas no visor, que passaram a ser atualizadas em tempo real. A eliminação do uso de papeis impressos nessa etapa também garantiu a correta identificação de racks, carrinhos de pré-montagem e cabinas que entram na linha de montagem, além de maior consciência ambiental entre os colaboradores na planta”, afirma Kleber Eudóxio Ribeiro, Engenheiro de Manufatura da Mercedes-Benz do Brasil.

Como próxima etapa, a área de Engenharia de Manufatura da Mercedes-Benz do Brasil planeja expandir a adoção das tags para todas as etapas da linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo.

“O projeto que realizamos na Mercedes-Benz do Brasil demonstra toda a aplicabilidade e poder de adaptação das etiquetas eletrônicas – cuja presença já é muito consolidada no setor varejista – também para processos de montagem complexos, com muitas etapas e particularidades. Os resultados positivos em uma parte do processo de produção de caminhões demonstram o enorme potencial da tecnologia para beneficiar toda a linha de montagem. Consideramos a implementação na fabricante uma referência de aplicação das ESLs na indústria”, diz Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.