Microsoft encerra equipe de DEI e líder critica conduta da empresa
A Microsoft está encerrando uma de suas equipes dedicadas à diversidade, equidade e inclusão (DEI), segundo e-mail interno enviado pelo líder da equipe aos funcionários da empresa. A decisão, atribuída a “necessidades comerciais em mudança”, resultou na demissão do líder e de pelo menos outro membro da equipe, no início de julho, conforme relatado pelo Business Insider e corroborado pelo IGN.
O e-mail enviado pelo ex-líder da equipe elogia o time de DEI e acusa a liderança executiva da Microsoft de discriminação, assédio e toxicidade, afirmando que tais comportamentos foram investigados e comprovados. Na mensagem, ele alerta que os programas de DEI estão em risco em várias empresas devido ao “Projeto 2025”, que torna esses programas menos essenciais para os negócios do que em 2020.
Leia também: Inovação e diversidade: a estratégia de crescimento da TCS no Brasil
“Oficialmente, na minha opinião, não específico apenas à Microsoft, mas o [plano de política conservadora] Projeto 2025 se aproxima e o verdadeiro trabalho de mudança de sistemas associado aos programas de DEI em todos os lugares não é mais inteligente ou essencial para os negócios como era em 2020. Portanto, o compromisso de inclusão de muitas empresas após o assassinato de George Floyd está sendo reavaliado”, diz o e-mail.
Desde o assassinato de George Floyd, em 2020, várias empresas de tecnologia, incluindo Google e Meta, iniciaram programas robustos de DEI, mas recentemente começaram a fazer cortes significativos.
A Microsoft, que lançou uma iniciativa de igualdade racial em 2020, comprometendo-se a investir US$ 150 milhões adicionais em DEI e aumentar a representação de líderes negros e afro-americanos até 2025, também tem reduzido seu quadro de funcionários. No início deste ano, a empresa demitiu 1900 funcionários de suas divisões de videogames e mais de 10.000 no ano anterior.
Em resposta às alegações, Jeff Jones, porta-voz da Microsoft, declarou ao Business Wire que os compromissos da empresa com diversidade e inclusão permanecem inalterados, enfatizando que a Microsoft continua a priorizar a responsabilidade e o foco nesse trabalho.
O IGN tentou entrar em contato com a Microsoft e com o remetente do e-mail para mais comentários, mas não obteve resposta a tempo para a publicação.
*Com informações de Business Insider, IGN, Business Wire e TechCrunch
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!