Microsoft lança ferramenta para corrigir erros causados por atualização da CrowdStrike

microsoft

A Microsoft anunciou o lançamento de uma nova ferramenta de recuperação para ajudar administradores de TI a restaurar máquinas Windows afetadas por uma atualização defeituosa da CrowdStrike, que causou falhas em 8,5 milhões de dispositivos na sexta-feira (19). A nova ferramenta cria um pen drive que permite a recuperação rápida dos sistemas impactados.

A atualização da CrowdStrike gerou erros críticos de “tela azul da morte”, e apesar da liberação de uma correção, nem todos os dispositivos conseguiram aplicar a atualização automaticamente. Alguns administradores relataram a necessidade de reiniciar os PCs várias vezes ou iniciar manualmente o Modo Seguro para resolver o problema.

Leia também: CIOs revelam impacto do apagão cibernético da Crowdstrike e Microsoft no Brasil 

Por isso, a ferramenta de recuperação da Microsoft foi criada com o objetivo de automatizar o processo de recuperação ao inicializar via USB no ambiente Windows PE, acessando o disco da máquina afetada e removendo o arquivo defeituoso da CrowdStrike, permitindo a inicialização correta. Isso elimina a necessidade de iniciar no Modo Seguro ou ter direitos administrativos locais. Se o disco estiver protegido por BitLocker, a ferramenta solicitará a chave de recuperação antes de prosseguir com a correção.

Além das funções básicas, a atualização da ferramenta inclui novas opções, como a inicialização PXE e um modo de recuperação que permite o acesso a dispositivos protegidos por BitLocker sem a chave de recuperação. Os administradores precisarão de uma conta com direitos administrativos locais para usar a opção de Modo Seguro.

A ferramenta também foi atualizada no fim de semana para oferecer mais opções aos administradores de TI, ampliando as capacidades de recuperação e respondendo às necessidades emergentes dos usuários.

A Microsoft também disponibilizou etapas de recuperação para Máquinas Virtuais Windows em Azure e publicou orientações específicas para dispositivos Windows 10 e 11 em seu site de suporte.

*Com informações do The Verge

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!