Mignow acelera transformação digital da Ypê e reduz tempo de migração para SAP S/4HANA com IA

Guilherme Joventino, COO da Mignow e Paulo Secco, CEO da Mignow.

A fabricante de produtos de higiene e limpeza Ypê concluiu a migração de seu sistema de gestão SAP ECC para o SAP S/4HANA em um prazo inferior ao habitual. O projeto, conduzido pela Mignow, empresa especializada em automação de processos de migração, foi finalizado em dez meses — prazo inferior à média de mais de dois anos nesse tipo de transição.

Segundo a empresa, a adoção de ferramentas baseadas em inteligência artificial permitiu automatizar cerca de 80% do processo, com aumento de até 65% na velocidade dos processos internos.

Leia também: IDC prevê 13% de crescimento para o mercado de TI brasileiro em 2025

A decisão de migrar para o SAP S/4HANA foi impulsionada pelo Plano Diretor de TI da Ypê, que identificou a modernização do sistema como essencial para garantir avanços tecnológicos e aprimorar a eficiência operacional. Com presença em 95% dos lares brasileiros, a empresa precisava de uma solução que garantisse estabilidade durante a transição, sem interrupções na operação.

“Essa modernização trouxe mais agilidade para os processos internos e permitiu que a empresa estivesse preparada para os desafios do futuro, com um sistema mais estável, escalável e integrado”, afirma Geraldo Pereira, CIO da Ypê.

A migração também permitiu a ativação de ferramentas mais avançadas, como a otimização de incentivos comerciais, maior precisão no planejamento de produção e controle de estoques, além de aprovações automatizadas e maior eficiência na previsão e atendimento de pedidos.

“A Ypê utiliza o SAP on-premise, então tivemos que trabalhar com um cluster de armazenamento de dados específico para obter uma estrutura semelhante à da empresa e garantir o sucesso da migração. Mesmo diante deste desafio, conseguimos terminar o projeto dentro do tempo previsto”, detalha Tânia Silva, Diretora de Delivery & Projetos da Mignow.

A Mignow foi escolhida para liderar o projeto após um extenso processo de avaliação de mercado. Diferente dos métodos tradicionais, que exigem longos períodos de intervenção manual, a empresa se destacou pela aplicação de inteligência artificial, garantindo menor risco operacional, maior velocidade na conversão e redução de custos.

“A inteligência artificial está no DNA da Mignow e foi determinante para converter automaticamente processos críticos da Ypê, evitando perdas de conhecimento acumulado ao longo dos anos”, explica Paulo Secco, CEO da Mignow.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!