Mondial migra sistemas de TI para cloud pública em busca de maior eficiência

Mondial

A Mondial, marca de eletrodomésticos portáteis, passou por uma importante migração dos seus sistemas de TI em busca de mais agilidade operacional. Em parceria com a Claranet Brasil, multinacional de soluções em cibersegurança e cloud computing, a Mondial redefiniu sua experiência na nuvem.

Com um sistema existente utilizado por mais de 10 anos, a Mondial já não gozava mais da estabilidade e agilidade necessárias para suportar acessos massivos. Com duas unidades de produção, registrava mensalmente até 10 chamados por lentidão, travas de faturamento e instabilidade, especialmente em períodos de alta demanda via marketplace.

A migração do ambiente produtivo SAP S4 foi realizada durante três dias. Com o objetivo de minimizar interrupções nas operações da empresa, a equipe dedicada da Claranet, em colaboração com a equipe de TI da Mondial, concentrou-se em garantir a estabilidade ao migrar o ambiente para a nuvem pública.

Leia mais: Seguralta desenvolve superapp para facilitar operação de corretoras de seguros

O processo envolveu uma série de etapas, desde a migração para a Public Cloud AWS até a adaptação ao SAP S4 Hana, versão atualizada do software que oferece um ambiente com maior escalabilidade, automatização e repleto de inovações e tecnologias avançadas. A integração com a plataforma Maestro da ADTsys, empresa do Grupo Claranet responsável pela implantação do projeto, complementou essas fases. O esforço conjunto visou não apenas solucionar os desafios imediatos de lentidão e travas de faturamento, mas também criar uma base sólida para o crescimento digital contínuo da Mondial.

“Foi um projeto desafiador, tanto devido ao prazo restrito quanto aos obstáculos que surgiram ao longo da jornada. Superamos esses desafios por meio de ferramentas eficazes, processos sólidos de gestão de projeto e, acima de tudo, graças às pessoas envolvidas – uma equipe comprometida e experiente, ciente do contexto e colaborando ativamente para o sucesso do empreendimento”, comenta Helton Melo Pereira, Head de Services & Delivery na ADTsys.

Resultados tangíveis

Pereira explica que o sucesso da operação foi praticamente imediato, com o SAP funcionando com melhorias significativas no desempenho, aumento da capacidade de acessos simultâneos de 900 para 1200 e a completa eliminação dos problemas recorrentes. A ênfase inicial na estabilidade, seguida pela contínua otimização de custos por meio da implementação do FinOps com a ferramenta Maestro, ilustra a estratégia desenhada pela Claranet.

Essa abordagem visa não apenas assegurar a eficácia instantânea, mas também promover a sustentabilidade a longo prazo da infraestrutura de nuvem da Mondial. A estabilidade operacional, agora mantida em “voo de cruzeiro” constante, trouxe maior facilidade na escalabilidade do ambiente, minimizando downtimes e garantindo velocidade no acesso à aplicação banco de dados Hana.

Para Joab Brito, Head de TI da Mondial, a parceria teve um resultado além do esperado. “A plataforma Maestro nos deixa a par do que acontece dentro da nuvem para tomarmos as melhores decisões, e agora estamos seguros sabendo que a infraestrutura de nuvem da Mondial está alinhada com as demandas dinâmicas do nosso negócio”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!