STF: Moraes volta atrás sobre bloqueio de VPN após suspensão do X

Alexandre de Moraes STF X

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recuou parcialmente da decisão que determinou a suspensão da rede social X no Brasil.

No final desta sexta-feira (30), Moraes decidiu suspender a ordem que obrigava as lojas virtuais Apple Store e Google Play a bloquearem o download de aplicativos de redes privadas virtuais (VPN).

Leia também: João Brant, secretário de Políticas Digitais: ‘Está cristalino o interesse dele [Musk] em se colocar como porta-voz da extrema-direita’ 

Entenda a decisão

Moraes havia inicialmente determinado que o X fosse suspenso e que o acesso a aplicativos de VPN fosse restrito para evitar a continuidade da utilização da plataforma no Brasil. No entanto, o ministro decidiu reverter essa parte da decisão para evitar “eventuais transtornos desnecessários e reversíveis a terceiros”.

A suspensão total do X continua em vigor até que todas as ordens judiciais sejam cumpridas, que as multas sejam pagas e que seja indicado um representante legal no país. Além disso, Moraes estabeleceu uma multa de R$ 50 mil para quem tentar acessar o X durante a suspensão, aplicável tanto a pessoas físicas quanto jurídicas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi incumbida de realizar a suspensão e deverá informar a Corte sobre as ações tomadas em até 24 horas.

*Com informações do O Globo

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!