80% das mulheres brasileiras quer empreender, mas financiamento é obstáculo

Oito em cada dez (80%) das mulheres brasileiras já consideraram abrir ou administrar o próprio negócio, mas 53% ainda não conseguiram dar o primeiro passo. A principal barreira é a falta de financiamento, apontada por 37% delas como o maior obstáculo para empreender no Brasil atualmente.
São dados de uma pesquisa realizada pela Opinium Research, a pedido da Mastercard, e divulgada essa semana. O estudo foi conduzido entre 16 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025 com 42,5 mil entrevistadas de 41 países, incluindo 2 mil no Brasil.
O estudo aponta que apenas 58% das mulheres no Brasil se consideram empreendedoras, um percentual próximo ao dos homens (60%). Entre aquelas que desejam iniciar um negócio, os setores mais buscados são venda online, com 20%, alimentação e bebidas (18%) e cosméticos (18%).
Veja mais: “Estamos saindo de um modelo globalizado para um regionalizado”, diz CEO da HP
Quase um quarto (24%) das mulheres disseram que “não é possível para alguém como elas” abrir um negócio – número ainda maior entre mulheres da geração Z (33%).
A pesquisa aponta também que 58% das empreendedoras brasileiras utilizam inteligência artificial (IA) nos negócios, e 71% relatam que a tecnologia trouxe ganhos de tempo e/ou redução de custos. Apesar disso, 47% ainda se sentem inseguras contra fraudes e ataques cibernéticos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!