Nestlé Brasil avança jornada de inovação com CIT que completa 3 anos

Nestlé

A Nestlé Brasil tem colhido os benefícios do seu Centro de Inovação e Tecnologia, que acaba de completar três anos. Passo importante na jornada de inovação da companhia, o centro fica localizado no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos. Segundo a Nestlé, a iniciativa foi criada com com o objetivo de resolver problemas complexos das fábricas e otimizar processos nas operações dentro do conceito de Connected Factory (fábrica conectada) e de Indústria 4.0.

Atualmente, a Nestlé Brasil reúne em sua plataforma de inovação, 60 projetos e pesquisas, conexão com mais de 580 startups e parceria com mais de 70 universidades.

A estrutura fica próxima à fábrica de Caçapava, planta modelo da Nestlé, onde são desenvolvidas e testadas soluções tecnológicas que, se aprovadas, seguem para desenvolvimento em outras unidades da empresa em toda a Zona Américas.

Leia mais: Accenture e Google Cloud lançam Centro de Excelência em IA Generativa

O projeto também acaba fomentando um ecossistema com colaboração interna e externa, contribuindo com a formação de novos talentos para atuar com olhar para a transformação digital. A equipe é formada por engenheiros, em colaboração com o Inova Talentos, e corpo acadêmico de mestres. Os parceiros envolvidos em projetos do CIT são da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), empresas do ramo de software, hardware, telefonia e eletrônicos. O centro também garante conexões com startups de soluções voltadas à indústria em Segurança, Produção, Qualidade e Sustentabilidade.

Fábrica inteligente da Nestlé

Durante os três anos de atividade, o CIT fomentou tecnologias fabris em Inteligência Artificial, Sistemas de Visão Computacional, Robôs Autônomos, Sensores IoT, entre outros. Destas, 12 projetos já estão em fase de implementação e contribuindo para a otimização dos processos das fábricas da Nestlé.

Uma das primeiras iniciativas do CIT foi o controle e operação de um AMR (Autonomous Mobile Robot | Robô Móvel Autônomo) usando a rede 5G. Nessa exploração, um robô autônomo percorre os corredores do Parque Tecnológico entregando barras de chocolate. A instalação de uma Rede Privativa SA 5G na fábrica de Caçapava foi impulsionada após testes e experimentos promissores realizados no CIT.

“Por meio da inovação é possível desenvolver produtos e serviços com menor impacto ambiental, tornar os processos produtivos e logísticos mais eficientes, além de criar modelos de negócios mais sustentáveis que gerem resultados – para nós e para nossos parceiros. Por isso, celebrar cada ano de existência do CIT é tão importante”, afirma Gustavo Moura, Gerente de Automação e Transformação Digital da Nestlé Brasil. “Em uma empresa do tamanho da Nestlé podemos usar nossa escala para acelerar a inovação em parceria com diferentes atores desse ecossistema e o CIT é o espaço apropriado para estreitar relacionamento com startups, ter acesso antecipado a novas tendências tecnológicas, replicar conceitos aplicados em outros segmentos industriais”, finaliza.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!