Nestlé usa IA para reduzir em 35% a ruptura de estoque em lojas

Nestlé

Evitar falta de produtos em pontos de vendas espalhados pelo Brasil. O dilema permanente enfrentado pela fabricante de produtos alimentícios multinacional Nestlé e seus parceiros de varejo está sendo remediado com uma plataforma (a SISO, do inglês Sell In e Sell Out) que utiliza inteligência artificial, automação e ciência de dados para otimizar o gerenciamento de inventário.

Segundo a empresa, a ferramenta reduz o desabastecimento das lojas e melhora a colaboração da Nestlé com o varejo.  Desde a implementação, a empresa diz ter reduzido em 35% a ruptura do estoque dos clientes no B2B. O sistema foi criado no DataLab, laboratório da Nestlé que desenvolve soluções baseadas em data analytics.

Leia também: Adriano Picchi Neves é novo presidente Avanade no Brasil

A plataforma é baseada em co-gestão de inventário, integrando informações entre a companhia e os clientes. O sistema projeta diariamente a venda futura dos clientes varejistas e faz o cruzamento dos dados com a mensuração dos estoques e centros de distribuição em tempo próximo ao real, diz a Nestlé.

“A partir da análise preditiva que [a ferramenta] faz, é gerada uma recomendação de pedido alinhado com a política de estoque do cliente, além de sugerir a redistribuição de produtos para as lojas (…). Hoje, a ferramenta consegue identificar de modo automático mais de 90% das causas raízes das rupturas”, explica em comunicado Patrick Faget, diretor de customer supply chain da Nestlé Brasil.

Desde a adoção do sistema, a empresa de origem suíça diz ter obtido incremento de 1,5% nas vendas para o varejo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!