NetSuite celebra 25 anos de inovação com foco em empresas em crescimento

À esquerda Luiz Meisler, vice-presidente-executivo da Oracle, e à direita Gustavo Moussalli, vice-presidente da Oracle para NetSuite. Foto: Divulgação

Há 25 anos, a visão pioneira de Evan Goldberg de levar os sistemas de gestão empresarial para a nuvem se materializava com a fundação da NetSuite. Goldberg, que é bastante conhecido no mercado de ERPs, trabalhava na Oracle e queria empreender. Na época, inclusive, Larry Ellison, fundador da gigante, o incentivou a trilhar esse caminho. Ellison investiu na NetSuite e anos mais tarde comprou a empresa.

A ideia da companhia era revolucionar a maneira como as organizações operam, ajudando-as em suas jornadas de crescimento e adaptação às mudanças em um cenário em constante evolução. Adquirida pela Oracle em novembro de 2016, a NetSuite segue com sua proposta de levar transformação digital das empresas em expansão, oferecendo soluções integradas de ERP, gerenciamento de estoque e análises.

“Estamos em um momento único de empresa. Estou há 25 anos na Oracle e nessa posição há 23 anos. Quando cheguei, era uma Oracle pequena com ERP e banco de banco de dados. Agora somos uma empresa de US$ 50 bilhões, com uma série de soluções, atuação em 150 países e 180 mil funcionários”, sinalizou Luiz Meisler, vice-presidente-executivo da Oracle, em jantar com a imprensa para celebração da marca, destacando ainda o poder na nuvem nos negócios da empresa.

Imprensa e executivos Oracle e NetSuite se reúnem em jantar de celebração dos 25 anos da empresa

Imprensa e executivos Oracle e NetSuite se reúnem em jantar de celebração dos 25 anos da empresa

Os resultados anuais da NetSuite têm acompanhado de perto o crescimento da proposta de valor da nuvem da Oracle, testemunhando um compromisso constante com excelência. No último trimestre do ano fiscal 2023, encerrado em 31 de maio, a receita total da NetSuite atingiu US$ 0,7 bilhão, representando crescimento de 22%.
Meisler lembra que quando a NetSuite começou a fazer parte do ecossistema de soluções da Oracle, o alinhamento foi grande, sempre com o foco em médias empresas. “Há três anos localizamos o produto no Brasil, garantindo mais flexibilidade, e passamos a ser ainda mais relevantes aqui”, pontua ele.

Gustavo Moussalli, vice-presidente da Oracle para NetSuite, relava que, de fato, fazer parte da Oracle foi um divisor de águas para a empresa. Pouco antes, com o IPO em 2007, a reinvenção do negócio começou agregando na mesma solução CRM, ERP e e-commerce na nuvem. “Com a aquisição da Oracle, potencializamos nossa expansão e a dos clientes. Hoje, conseguimos aliar infraestrutura da Oracle com OCI com a simplicidade para empresas em crescimento”, conta Moussalli que foi o primeiro funcionário da NetSuite no Brasil, hoje somando 11 anos de casa.

Segundo o executivo, a abrangente da NetSuite proporciona vários benefícios, incluindo automação para aumentar a lucratividade, insights para decisões informadas e agilidade para enfrentar os desafios do mercado em constante mudança.

Atualização constante

O NetSuite lança duas atualizações de sistema por ano, garantindo que todos os clientes estejam sempre usando a versão mais recente da solução, sem custo adicional. A facilidade de uso, a adaptabilidade e a economia do NetSuite o tornam uma escolha atraente para negócios que buscam superar as complexidades associadas à expansão, garante Moussalli.

No Brasil, o NetSuite lançou o SuiteSuccess em novembro de 2022, uma solução que obteve a adoção mais rápida no mundo, conquistando quase 90 novos clientes em apenas oito meses. Segundo a companhia, em um país com uma das maiores economias e uma vasta base de empresas ativas, as oportunidades são imensas.

NetSuite na prática

Clientes satisfeitos e transformados corroboram a importância do NetSuite. Vinicius Carvalho, vice-presidente de Finanças do Brasil da Kavak, startup mexicana que se tornou unicórnio, enfatizou como a NetSuite foi crucial para a eficiência e sucesso da empresa. A capacidade de personalização e adaptação do sistema às necessidades em evolução da Kavak foram fatores chave para a parceria duradoura.

Wilson Ferraz, head de ERP para Brasil, Oriente Médio e Ásia da Kavak, revela que a empresa usa ativamente o NetSuite para resolver o desafio de captação de leads, relacionamento com o cliente e gestão financeira.

Fábio Padovani, CEO da NUV Energia, negócio de varejo da Vivaz Energia, também compartilhou sua experiência positiva com a NetSuite, enfatizando a agilidade e a robustez da solução. “A capacidade da NetSuite de fornecer uma experiência personalizada para um grande número de clientes, além de sua capacidade de se integrar perfeitamente às operações, foram fundamentais para o crescimento e o sucesso da NUV Energia”, conta ele.

Lançada em 2022 para atender às demandas dos brasileiros por planos de energia simples e de baixo custo com a consciência limpa, a NUV Energia é um exemplo de empresa em crescimento. Padovani revela que a rápida adoção do NetSuite foi ao encontro do que a startup precisava, dada a agilidade de implementação e fatura personalizada do cliente para gerar experiência mais personalizada em larga escala. “Em novembro de 2022 contratamos a ferramenta e em dezembro faturamos para os clientes. Foi muito rápido”, celebra.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!