Neuralink se prepara para implantar dispositivo em segundo paciente, diz Elon Musk

Neuralink. Foto: Shutterstock

A Neuralink está prestes a dar mais um passo significativo. Em uma atualização em vídeo na quarta-feira (10), Musk revelou que o segundo implante em um paciente humano ocorrerá dentro de uma semana. A empresa espera ter dispositivos em um grande número de pacientes até o final do ano.

Durante a transmissão na plataforma social de Musk, X, ele e vários membros da Neuralink discutiram as capacidades atuais do dispositivo e suas futuras possibilidades. Eles abordaram desde a reparação de paralisia e perda de memória até os próximos passos nas cirurgias, após alguns contratempos enfrentados no primeiro implante realizado no homem do Arizona, Noland Arbaugh.

O objetivo de longo prazo, segundo Musk, é “mitigar o risco civilizacional prolongado da IA”, criando “uma simbiose mais próxima entre a inteligência humana e a inteligência digital”. Ele resumiu: “A ideia é dar superpoderes às pessoas”.

Leia também: Neuralink: comunicação sobre cérebro-computador preocupa cientista

No curto prazo, a Neuralink visa ajudar pacientes com lesões cerebrais e na coluna vertebral, permitindo que eles controlem dispositivos como telefones e computadores com suas mentes. Isso é feito através de um implante no crânio, chamado Telepathy, um disco com fios de eletrodos que se inserem no tecido cerebral.

Para as próximas cirurgias, a Neuralink planeja mudanças para mitigar problemas como a retração dos fios de eletrodos. As correções incluem a eliminação de uma bolsa de ar, um elemento comum na cirurgia cerebral, que pode ter contribuído para a retração dos fios no primeiro procedimento. Além disso, a empresa buscará inserir os fios com mais precisão nas dobras do cérebro e posicionar o implante de maneira mais alinhada com o contorno do crânio.

A equipe também discutiu futuras gerações do dispositivo. Musk afirmou que pacientes com modelos mais antigos poderão atualizar para versões mais novas, comparando a situação à troca de um iPhone antigo por um modelo mais recente.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!