Nota de Luto

Prêmio Anuário Telesíntese 2019 – Momento Editorial (hotel Renaissance, São Paulo)- photo Robson Regato

Por Danilo Aquino – O ser humano é um animal obcecado com estatísticas e probabilidades, qual a chance de se ganhar na loteria, qual o percentual de gordura que temos que cortar para alcançar o nosso corpo perfeito. Mas a mais interessante para mim neste momento é a chance de nascimento. 1 em 400 trilhões. Existe uma chance de 1 em 400 trilhões para você ser o escolhido para aproveitar o presente da vida.

Por isso eu não me importo se algum dia eu vou ganhar na loteria, ou qual a probabilidade de um raio cair em mim. Pois eu já ganhei na loteria, eu fui um dos escolhidos a receber o presente da vida. E eu ganhei todas as loterias da vida, pois eu fui o filho de Miriam Denise Silva de Aquino.

Miriam foi muitas coisas, amiga, protestante, empreendedora, jornalista, mas antes de eu conhecer cada uma dessas facetas eu a conheci como mãe.

Não sou escritor bom o bastante para expressar o tamanho do peso que vive em meu coração agora. Qualquer palavra no dicionário não equivale ao sentimento de perda que tenho.

Mas essa nota não é sobre o que sinto, e sim sobre minha mãe.

Miriam Denise Silva de Aquino nasceu, cresceu, cometeu erros, se apaixonou, se separou, teve filhos, e antes de morrer, mostrou o que tinha de mais precioso, sua capacidade de amar os outros.

Tenho muitas memórias com minha mãe, memórias essas que no momento queiro deixar privadas. Mas eu não quero me lembrar de minha mãe, eu quero é compartilhar o que ela ensinou.

A capacidade de demonstrar o amor.

Sempre que viajava minha mãe voltava com presentes, presentes incríveis que obviamente eram difíceis de achar. E se alguém tentasse perguntar sobre eles, ela diria que foi difícil, mas valeu à pena.

Minha mãe não fazia reuniões, ela fazia celebrações. Sempre que acontecia algum evento em nossa casa, todo convidado era muito bem recebido, com boa comida, boa música e o mais importante boa conversa.

Miriam, lançou um feitiço em todos aqueles que cruzaram seu caminho, um feitiço de companheirismo e amor. E um feitiço que assim como nossas sombras eu espero que fique colados na memória e no corpo de todos aqueles que a encontraram até um fim da eternidade.

O post Nota de Luto apareceu primeiro em TeleSíntese.