Novas regras do Banco Central para BaaS exigem preparação

Uma nova medida regulatória do Banco Central – cuja consulta pública de número 108/2024 terminou em fevereiro de 2025 – trará mudanças que impactam diretamente as organizações que utilizam ou oferecem serviços bancários sob demanda (BaaS, sigla em inglês para Bank as a Service). Entre as novidades podem estar o fortalecimento da supervisão sobre as operações financeiras, requisitos mais rigorosos de compliance e auditoria, e necessidade de monitoramento contínuo de transações.
Esse tipo de serviço bancário faz com que o consumidor posso acessá-los sem passar por instituições financeiras tradicionais.
Quem chamou a atenção para essa questão durante a última semana foi a Simetrik, que atua como fornecedora de soluções financeiras para empresas. Para a empresa, as novas regras do BC exigirão soluções mais robustas para ajudar as empresas a enfrentar desafios regulatórios com agilidade, uma vez que grandes empresas provavelmente enfrentarão aumento de custos operacionais e necessidade de aprimorar estruturas financeiras.
Leia também: 2025 pode ser um ano recorde de ransomware?
“A regulamentação do BaaS não é apenas uma obrigação legal — ela é um impulso para que as empresas revisitem seus processos financeiros e adotem soluções que tragam mais controle, precisão e eficiência”, diz em comunicado João Ribeiro, diretor comercial da Simetrik no Brasil.
O especialista recomenda uma abordagem integrada para compliance, escalabilidade e otimização dos processos contábil e financeiro para que organizações e clientes estejam preparados para atender às novas exigências. Equipes de contabilidade e finanças que tiverem à disposição soluções de automação e conciliação eficazes na centralização e na automatização de processos maximizam chances de garantir precisão, auditabilidade e conformidade nas operações, eliminando inconsistências, assegurando a integridade dos dados, a rastreabilidade das operações e reduzindo os riscos associados à gestão manual, defende a Simetrik.
Embora as novas regras representem desafios, também criam oportunidades para companhias que conseguirem se adaptar rapidamente e transformar adversidades em vantagens, diz a empresa de tecnologia.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!