Novo ministro das Comunicações pode vir da Telebrás

O novo ministro das Comunicações deve sair da Telebras, segundo informou mais cedo o jornal O Globo e confirmou o Tele.Síntese. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e o ex-ministro Juscelino Filho (União-MA) encaminharam ao presidente Lula a indicação de Frederico Siqueira Filho, o presidente executivo da estatal.

O presidente executivo da Telebras, Frederico Siqueira Filho, com o presidente Lula e o ex-ministro Juscelino Filho (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Segundo colunista Lauro Jardim, de O Globo, além do nome de Siqueira, o nome de Júlio Semeghini também teria sido entregue, mas este noticiário apurou que esta possibilidade não existe. “Meu nome não foi levado, eu estou na iniciativa privada, não posso me descompatibilizar, então a informação não procede”, afirma o próprio Semeghini.

A indicação de Siqueira parte diretamente de Alcolumbre em meio a uma rixa dentro do partido, que levou o deputado Pedro Lucas Fernandes, anunciado há duas semanas pelo governo como provável nome, recusasse o cargo em definitivo na noite de ontem, 22.

Frederico Siqueira Filho é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco. Possui mais de 26 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações/TI, dos quais 21 anos dedicados à empresa Oi, exercendo cargos de liderança nas áreas de Operações, Planejamento, Institucional Regulatório e Comercial. Começou a carreira em 1997 como coordenador técnico de engenharia na Autelserv Telecomunicações. Em 2002, assumiu a gerência de Vendas Empresariais na Oi para as regiões de Pernambuco, Paraíba e Bahia. Por 10 anos, foi o diretor de Relações Institucionais da Oi Brasil, passando a diretor de Vendas Corporativas Governo na Oi Soluções, tendo sob sua responsabilidade a liderança comercial no Norte/Nordeste, cargo em que se encontrava até assumir a presidência da Telebras.

O post Novo ministro das Comunicações pode vir da Telebrás apareceu primeiro em TeleSíntese.