Nuvem pública deve liderar investimentos em TI até 2026, projeta IDC

Nuvem pública deve ser destaque entre os investimentos em TI nos próximos anos, estima IDC
Luciano Ramos, country manager da IDC Brasil, avalia a importância da nuvem pública (crédito: Eduardo Vasconcelos/TeleSíntese)

A nuvem pública deve ser o grande destaque dos investimentos em soluções de armazenamento de dados e de recursos de TI através da internet nos próximos anos. De acordo com projeções da IDC, o segmento deve crescer, em média, 36,6% ao ano até 2026, ficando à frente da procura por nuvem privada e data center.

Segundo Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria em Telecomunicações da IDC Brasil para a América Latina, na atualidade, os departamentos de TI estão sendo pressionados a adotar estratégias que simplifiquem a gestão dos negócios e a conectividade com a nuvem.

“As empresas estão dando maior ênfase em otimização de serviços e redução de custos. E nenhuma tecnologia de infraestrutura cresce na mesma velocidade que a cloud [nuvem] pública”, afirmou, durante o IDC Future of Digital Infrastructure & Cloud BR, evento realizado pela consultoria, nesta quinta-feira, 13, em São Paulo.

Citando uma pesquisa da IDC, Saboia também pontuou que segurança da nuvem aparece como a principal preocupação das empresas latino-americanas, o que pode servir de estímulo aos investimentos em proteção e defesa para essas soluções de TI.

“Para atender aos requisitos de workloads e processos de negócios, os ambientes de TI estão cada vez mais híbridos e distribuídos. A recomendação é modernizar as aplicações e as arquiteturas de nuvem”, salientou o diretor da IDC.

Estratégias

No mesmo evento, o country manager da IDC Brasil, Luciano Ramos, destacou que, apesar do crescente interesse por nuvem pública, “não tem bala de prata que vai atender a todas as necessidades de todos os cenários de TI”. Sendo assim, ressaltou que as empresas precisam entender a dinâmica de seus negócios para adotar a melhor estratégia de computação em nuvem possível.

Além disso, afirmou que a indústria de tecnologia está no momento de repensar eventuais ajustes em determinadas arquiteturas, citando que o consumo de dados em nuvem já é duas vezes maior do que o disponibilizado por servidores locais.

“O amadurecimento das ofertas de plataformas de dados, analytics e Inteligência Artificial (IA) também é um fator importante para acelerar a adoção de ambientes híbridos. As soluções mais poderosas e mais simples de usar também terão efeitos significativos em como as empresas irão desfrutar da infraestrutura digital”, avaliou Ramos.

O post Nuvem pública deve liderar investimentos em TI até 2026, projeta IDC apareceu primeiro em TeleSíntese.