Nvidia, OpenAI e Oracle apoiam megacentro de IA nos Emirados Árabes

Cidade inteligente, smart city, IA, dados, cidades inteligentes, texas, nvidia

Gigantes da tecnologia como Nvidia, Cisco, Oracle e OpenAI estão unindo forças para apoiar o “UAE Stargate”, ambicioso centro de dados de inteligência artificial (IA) que será construído em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo informações da CNBC, o projeto será liderado pela empresa local G42 e ocupará uma área de 10 milhas quadradas, com capacidade energética de até 5 gigawatts.

A infraestrutura será integrada ao projeto de mesmo nome anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no país, como parte de seu esforço para fortalecer a soberania tecnológica norte-americana frente à competição global. A primeira fase do Stargate árabe contará com um cluster computacional de 1 gigawatt.

Leia também: 2025 será o ano da democratização da IA, mas ainda falta maturidade às empresas

A Nvidia fornecerá o novo sistema Blackwell GB300. A Oracle, que também está envolvida, já havia se associado ao Stargate norte-americano, projeto anunciado com a participação de Larry Ellison, seu CEO. Representantes da Cisco, Nvidia e OpenAI estavam presentes nos Emirados durante o anúncio, ao lado de Trump, que fazia sua primeira visita de Estado internacional desde o início de seu segundo mandato.

A expansão internacional do projeto Stargate ocorre paralelamente à construção do centro nos EUA, com obras já iniciadas em Abilene, Texas, e previsão de entrega para meados de 2026. Ao todo, 16 estados americanos demonstraram interesse em receber unidades do programa, de acordo com a OpenAI.

Enquanto isso, a Nvidia também anunciou, em visita à Arábia Saudita, a venda de 18 mil chips Blackwell para a empresa local Humain, que pretende construir data centers de 500 megawatts. A AMD também participará do projeto, cujo investimento total estimado é de US$ 10 bilhões.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!