Pela primeira vez, Nvidia fabricará supercomputadores de IA nos EUA

A Nvidia anunciou que está colaborando com parceiros para projetar e construir fábricas que, pela primeira vez, produzirão supercomputadores de IA nos Estados Unidos. A empresa encomendou mais de 90 mil m² em instalações de manufatura para desenvolver e testar chips Blackwell no estado do Arizona, além de supercomputadores no Texas.
A TSMC, parceira na produção, já fabrica chips Blackwell no Arizona. A própria Nvidia também está erguendo unidades de supercomputação no Texas, enquanto suas parceiras, Foxconn e Wistron, atuam em instalações nas cidades de Houston e Dallas, respectivamente.
Leia mais: Meta vai treinar sua IA com dados de usuários da União Europeia
A expectativa é que a produção em larga escala nessas plantas se intensifique nos próximos 12 a 15 meses. Nos próximos quatro anos, a Nvidia pretende investir até meio trilhão de dólares em infraestrutura de IA nos Estados Unidos, por meio de colaborações com a TSMC, Foxconn, Wistron, Amkor e SPIL.
“Os motores da infraestrutura mundial de IA estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”, declarou Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. “Adicionar a fabricação americana nos ajuda a atender melhor à incrível e crescente demanda por chips e supercomputadores de IA, fortalece nossa cadeia de suprimentos e aumenta nossa resiliência.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!