O Canal 100, cinejornal que marcou época no país, será restaurado pela Cinemateca Brasileira
A Cinemateca Brasileira anunciou a restauração de um importante material da história nacional: o Canal 100. O cinejornal, que marcou época no país, era exibido antes dos filmes no cinema. A parte final é a mais lembrada até hoje, pois trazia os lances dos jogos de futebol. O auge foi nos anos 60 e 70. As câmeras captavam imagens belíssimas, muitas delas colocadas no plano do próprio gramado.
A Cinemateca anunciou assim o projeto de recuperação do acervo: “A Cinemateca Brasileira lança o projeto de recuperação, catalogação e digitalização do acervo do Canal 100. (…) É o maior acervo cinematográfico do futebol no país, cobrindo de maneira única o período de 1957 a 1986. Criado pelo cineasta Carlos Niemeyer, em 1957, foi um cinejornal que revolucionou a cobertura esportiva e cultural no Brasil, tornando-se um marco na história audiovisual do país. Exibido nos cinemas antes dos filmes, o Canal 100 capturava momentos épicos do futebol brasileiro, com destaque para partidas históricas no Maracanã e em outros estádios. Com uma narrativa cinematográfica única, Niemeyer e sua equipe introduziram novas técnicas de filmagem, incluindo o uso de câmeras em close-up e ângulos dinâmicos que aproximavam o público da emoção do campo.”
As imagens dos jogos contavam com a locução de Cid Moreira e Corrêa Araújo e, ao fundo, o espectador ouvia a trilha sonora de Luiz Bandeira, “Na Cadência do Samba”: “Que bonito é…/As bandeiras tremulando/A torcida delirando/Vendo a rede balançar/Que bonito é…/A mulata requebrando/Os tambores repicando/uma escola desfilar (…)”./
Em meados dos anos noventa, a TV Manchete exibiu diariamente um programa com as imagens do Canal 100, apresentado pelo filho de Carlos Niemeyer e muito desse conteúdo eu gravava na fita VHS. No ano passado, durante o Mundo da Bola, apresentado por Flávio Prado, contei um pouco da história do cinejornal que marcou época no país.