O ‘Show de Rádio’ marcou época na Jovem Pan e ainda está na memória dos ouvintes 

Quem tem mais de 50 anos e acompanha a Jovem Pan certamente vai se lembrar dessa vinheta: “De jogada em jogada, Sangirardi está na parada. O melhor lance da rodada.” Um dos programas mais marcantes da história da emissora foi o Show de Rádio, que misturava humor e futebol. Depois de cada rodada, os ouvintes se divertiam com personagens marcantes, como o comendador Strufaldi, o comendador Fumagale, Noninha, Lorde Didu du Morumbi, Joca, torcedor do Corinthians, Archibald e muitos outros.

Dentro do programa, Odayr Batista criou a Rádio Camanducaia, uma emissora fictícia que trazia comerciais curiosos e apresentava serviços de utilidade pública. Muitos humoristas e jornalistas marcaram época no “Show de Rádio”: Nelson “Tatá” Alexandre, Serginho Leite, Carlos Roberto Escova, Geraldo Barreto, Douglas Rasputim e Chiquinho Ferrão. O Show de Rádio revolucionou a linguagem e o texto, graças ao brilhantismo de Sangirardi. Uma leitura obrigatória sobre a carreira dele é o livro Um show de rádio, a vida de Estevam Sangirardi, escrito por Carlos Coraúcci (ed. A Girafa/2006). 

Acervo Jovem Pan

O programa entrava no ar depois dos jogos da rodada e, além das informações e dos gols das partidas, os ouvintes se divertiam com as esquetes. A Jovem Pan lançou discos comemorativos com a equipe do Show de Rádio, como o LP da conquista do Corinthians no Paulistão de 1977. Entretanto, o programa também foi atração durante as Copas do Mundo, como na de 1978, disputada na Argentina, quando a seleção brasileira terminou a competição invicta, mas em terceiro lugar. Eu te convido para ouvir, abaixo, momentos marcantes do Show de Rádio. Pura nostalgia radiofônica!

Corinthians campeão paulista de 1977

O Show de Rádio divertia os ouvintes também durante a Copa

Eliminação do Brasil em 1978