O voto silencioso e a virada do PL em Mato Grosso

A vitória do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (UB MT), era dada como certa entre aliados na capital cuiabana, mas o improvável aconteceu. Abilio Brunini (PL MT) e Lúdio Cabral (PT MT) desbancaram o chefe da ALMT, levando a disputa para o segundo turno. Marketeiros ouvidos por esta coluna revelaram que o voto conservador não aparecia com tanta força nas recentes pesquisas feitas no estado do agronegócio, mas o voto silencioso estava preso na garganta de vários mato-grossenses. Nos primeiros minutos de apuração, os candidatos do PL abriram larga vantagem à frente dos demais candidatos das mais diferentes legendas. Flávia Moretti (PL MT) derrotou Kalil Barakat (UB MT) no primeiro turno em Várzea Grande MT, cidade onde pesquisas apontavam uma reeleição com 82%. Para membros de campanhas derrotadas, o resultado se deu pelo eleitor que se sente conservador, mas prefere não tornar pública essa opinião, deixando essa decisão impressa na urna eletrônica.

Janaina Riva (MDB MT), presidente da Assembleia Legislativa em MT, reconheceu que o estado sentiu os efeitos dos gestos feitos pelos líderes nacionais na corrida eleitoral. “A gente vê isso nas pesquisas, votos que são influenciados por Bolsonaro ou por Lula. Mas eu notei que essa influência se tornou um pouco menor e o eleitor ligado muito ao seu município“, disse Janaina. O resultado do PL foi surpresa dentro do próprio partido. Em conversa com o titular desta coluna, Eduardo Bolsonaro disse estar surpreso com a virada eleitoral em Várzea Grande MT, onde tudo parecia calmaria para o atual prefeito.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“A grande surpresa positiva ficou por conta de Várzea Grande, a nossa candidata na reta final, a Flávia. Ela realmente disparou um discurso muito forte com relação à questão da água, que é provavelmente a questão mais sensível da cidade. Nós fizemos uma caminhada lá etc. e o resultado de todo o Brasil, de maneira geral, mostra que o Bolsonaro é o grande influenciador dessas eleições”, disse Eduardo Bolsonaro. O PL venceu em pelo menos 26 cidades matogrossenses deixando correligionários sonharem com uma possível vitoria em 2026 na disputa pelo governo do estado. Jair Bolsonaro também revelou à Jovem Pan que já prepara uma série de viagens para o segundo turno, inclusive para Cuiabá, onde PL e PT brigam pela capital. Lula não deverá visitar o estado.