Odata adota sistema proprietário de resfriamento em data centers da América Latina

odata, data center

A Odata anunciou nessa quinta-feira (3) a adoção de uma tecnologia proprietária de resfriamento a ar, a Delta Cube (Delta3), nos data centers da América Latina. A tecnologia é fabricada no Brasil e foi desenvolvida pela Aligned Data Centers, que é dona da Odata desde maio de 2023, em um negócio estimado em US$ 1,8 bilhão.

A expectativa é que a tecnologia reduza custos de aquisição e acelere o tempo de implementação de data centers.

“Estamos entusiasmados em trazer esta tecnologia avançada para nossos data centers na América Latina e fomentar o desenvolvimento da indústria brasileira enquanto cumprimos nossa missão de desenvolver a infraestrutura digital na região”, diz Ricardo Alário, CEO da Odata, em comunicado.

A Delta³ aposta em um método diferente do convencional para resfriamento, explica a fabricante. Ao invés de levar ar frio para as salas que contém os data centers, a tecnologia da Aligned remove o calor da fonte, ou seja, os equipamentos. A promessa é que isso traga mais eficiência, ou seja, maior resfriamento consumindo menos energia.

Eleições em Belo Horizonte: o que os candidatos propõem para a tecnologia na gestão pública

“O Delta³ é um sistema de refrigeração projetado especificamente para áreas de missão crítica. Isso significa que os pontos fortes e características dos equipamentos são integrados para garantir uma otimização no consumo de energia e redução das emissões de carbono”, diz Alário.

Segundo a empresa, a tecnologia ainda está com a “patente em andamento”. Ela é pensada para resfriar grandes densidades de potência, ou até 50kW por rack na mesma fileira. Também pode ser integrada com sistemas de refrigeração líquida, o que segundo a Odata a prepara para atender demandas de alta densidade de aplicações de inteligência artificial (IA), machine (ML) e deep learning (DL).

O Delta³ está em produção pela Munters, fabricante de Araucária (PR). A empresa é especialista em soluções de resfriamento a ar e líquida para data centers e controle de umidade industrial. Ao fabricar o sistema nacionalmente, a Odata diz estar fortalecendo as capacidades produtivas do Brasil e impulsionando a economia local, além de gerar emprego na região.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!