Odata anuncia novo data center no México, com 300 MW de capacidade

A Odata, empresa da Aligned Data Centers, anunciou o lançamento de seu mais recente data center, desta vez localizado em Querétaro, no México. Com um investimento de mais de US$ 3 bilhões, a instalação é a primeira da companhia em seu campus DC QR03 – o maior desenvolvimento de data centers da empresa no México.
O local contará com cinco edifícios em quase 275 mil m² e fornecerá até 300 MW de capacidade de TI quando estiver totalmente construído. O primeiro edifício oferece 72 MW de potência de TI.
Além de apoiar o crescimento da infraestrutura de nuvem e IA no México, o QR03 está estrategicamente posicionado para atender à demanda do mercado dos EUA. A proximidade e a conectividade de Querétaro com os principais centros de dados dos EUA, juntamente com as atuais restrições de energia em determinados mercados dos EUA, posicionam o campus como um recurso vital para a expansão digital regional.
Leia mais: Biomimética: tecnologia inspirada na natureza pode construir futuro mais resiliente e sustentável
“Com três clientes âncoras de hiperescala já comprometidos, o QR03 é um campus estabelecido e altamente conectado e um centro de interconexão essencial para Querétaro e México”, afirma Ricardo Alário, CEO da Odata. “Com energia abundante e uma forte presença dos principais provedores de nuvem e IA, prevemos que esse campus desempenhará um papel central no desenvolvimento da infraestrutura digital do México”
Junto com o novo data center, a empresa também implementou pela primeira vez no mercado mexicano sua solução de resfriamento proprietária Delta Cube (Delta³). Já disponível no Brasil, o Delta³ é uma tecnologia de resfriamento a ar patenteada e projetada para suportar densidades de energia de até 50 kW por rack, desenvolvida pela empresa controladora da Odata, a Aligned Data Centers.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!