Open Labs lança aplicação de IA generativa e realidade aumentada

IA AR

A Open Labs, empresa do Grupo Altice Labs, anunciou três novas soluções tecnológicas com foco em inteligência artificial, IA generativa e realidade aumentada para operadoras, ISPs e empresas que atuam na gestão de redes de telecomunicações nesta semana. As plataformas foram desenvolvidas com o objetivo de otimizar a operação e a capacitação técnica, diante da crescente complexidade das redes, diz a empresa.

Uma das novidades é o NETWIN com realidade aumentada, que incorpora funcionalidades de visualização georreferenciada da rede e dos serviços em campo. Segundo a empresa, a solução facilita o diagnóstico, a execução de manutenções e a realização de treinamentos, ao permitir que técnicos visualizem a infraestrutura instalada por meio de AR.

A segunda solução apresentada é o ARISE, plataforma de correlação inteligente de alarmes baseada em IA. O sistema aplica algoritmos de inteligência artificial para analisar dados em tempo real, identificar padrões e possíveis causas-raízes, contribuindo para reduzir o tempo de resposta a incidentes operacionais.

A terceira inovação é o BOTSchool, plataforma que permite criar assistentes virtuais com IA generativa. A solução utiliza processamento de linguagem natural e integra diferentes sistemas da operadora para gerar insights automáticos e promover uma experiência adaptável e imersiva.

A empresa participa do Abrint Global Congress 2025, que será realizado entre os dias 7 e 9 de maio, em São Paulo.

Novo na casa

Neste ano, a Open Labs anunciou Marcelo Isolani como diretor de Sistemas e Delivery. O executivo tem passagens por Vivo, SulAmérica e Ericsson. Ele será responsável por liderar iniciativas de inovação e otimização. O executivo é graduado em Administração de Empresas e possui MBA em Gestão da Inovação pela Fundação Getulio Vargas, além de especializações em Inteligência Artificial e Análise de Sistemas.

O post Open Labs lança aplicação de IA generativa e realidade aumentada apareceu primeiro em TeleSíntese.