OpenAI lança ferramentas para criação de agentes de IA corporativos

A OpenAI anunciou nesta terça-feira (11) o lançamento de ferramentas para ajudar desenvolvedores e empresas a criarem agentes de IA, sistemas automatizados capazes de executar tarefas de forma independente. Esses recursos fazem parte da nova Responses API, que substitui a Assistants API, programada para ser descontinuada em 2026.
A Responses API permite que negócios desenvolvam seus próprios agentes de IA personalizados, capazes de realizar buscas na web, analisar arquivos internos e navegar por sites, funcionalidades semelhantes às oferecidas pelo Operator, da OpenAI. O objetivo, segundo o TechCrunch, é permitir que os desenvolvedores construam aplicações mais avançadas e autônomas.
O mercado de agentes de IA tem gerado grande expectativa, mas ainda enfrenta desafios técnicos e conceituais. Recentemente, a startup chinesa Butterfly Effect viralizou com sua plataforma de agentes de IA, Manus, que não entregou o desempenho prometido, reforçando a necessidade de soluções mais maduras. Para a OpenAI, o desafio é desenvolver agentes de IA que realmente agreguem valor.
Leia também: Dolphin Labs usa SolidWorks para design e IA para manutenção preditiva
IAs viáveis
Com a Responses API, a empresa quer ampliar o acesso aos componentes que tornam os agentes de IA viáveis. Os desenvolvedores poderão utilizar os mesmos modelos de IA presentes no ChatGPT Search — GPT-4o Search e GPT-4o Mini Search — para buscas na web, citando fontes para as respostas. Segundo a OpenAI, esses modelos apresentam alta precisão factual, superando outras versões da própria empresa.
Além das buscas, a API oferece uma ferramenta de pesquisa em arquivos internos de empresas, garantindo que os dados utilizados não sejam aproveitados para treinar novos modelos de IA.
Outro destaque é o Computer-Using Agent (CUA), um modelo que simula ações de mouse e teclado para automatizar tarefas no computador, como entrada de dados e fluxos de trabalho em aplicativos. Empresas também poderão rodar esse modelo localmente, mantendo maior controle sobre sua infraestrutura.
A OpenAI reconhece, no entanto, que, embora a busca baseada em IA seja mais precisa que modelos tradicionais, ainda há margem para erros e imprecisões. Além disso, o modelo CUA, ainda em fase de pesquisa, pode cometer equívocos involuntários ao automatizar sistemas operacionais.
Para apoiar desenvolvedores, a OpenAI também lançou o Agents SDK, um conjunto de ferramentas open-source para integrar modelos de IA aos sistemas internos das empresas, estabelecer controles de segurança e monitorar o desempenho dos agentes. Essa iniciativa é uma evolução do Swarm, framework lançado pela empresa no ano passado para orquestração de múltiplos agentes.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!