OpenAI prepara rede social própria e acirra disputa com Musk e Zuckerberg

sam altman, OpenAI

A OpenAI está desenvolvendo uma nova rede social inspirada no X (antigo Twitter), segundo fontes ouvidas pelo The Verge. Embora o projeto ainda esteja nos estágios iniciais, a companhia já teria um protótipo interno com foco em geração de imagens via ChatGPT, incorporando um feed social, formato típico de plataformas como X e Instagram.

De acordo com a reportagem, o CEO, Sam Altman, tem buscado opiniões fora da empresa sobre a ideia, o que sugere que o projeto é levado a sério. Ainda não está claro se essa nova rede será lançada como um app separado ou se será incorporada ao próprio ChatGPT, que recentemente se tornou o aplicativo mais baixado do mundo.

Se confirmada, a iniciativa colocaria Altman em rota de colisão direta com Elon Musk, que vem criticando abertamente a OpenAI e chegou a fazer uma proposta pública para comprá-la por US$ 97,4 bilhões em fevereiro. Na ocasião, Altman respondeu com ironia: “não, obrigado, mas a gente compra o Twitter por US$ 9,74 bilhões, se quiser”.

Leia também: OpenAI lança GPT-4.1, novo modelo multimodal com avanços em contexto e custo

Além de Musk, o movimento também pode esbarrar na Meta. Segundo o The Verge, a empresa de Mark Zuckerberg está trabalhando em um novo app com assistente de IA e planeja incluir um feed social próprio, o que pode torná-la concorrente direta de uma eventual rede da OpenAI.

Mais do que rivalidade, a investida da OpenAI no universo das redes sociais também teria uma motivação estratégica: coletar dados em tempo real. Atualmente, modelos como o Grok, da xAI de Musk, usam conteúdos do X para treinar sua IA, enquanto a Meta utiliza seu enorme volume de dados sociais para alimentar os modelos Llama. Com sua própria rede social, a OpenAI poderia acessar uma nova fonte valiosa de dados para treinar seus sistemas com mais eficácia.

O The Verge apurou ainda que uma das ideias centrais do protótipo seria usar a IA para ajudar os usuários a criar e compartilhar conteúdos melhores, de forma assistida. Por enquanto, a OpenAI não comentou oficialmente o projeto.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!