Onde organizações estão realizando testes com a IA generativa

ia generativa

Uma sondagem com mais de 1,4 mil líderes executivos revelou um aumento de três vezes no número de organizações que utilizam IA generativa e mais do dobro daquelas que colocaram a tecnologia em produção.

A nova pesquisa do Gartner Research revelou que 45% das organizações estão realizando testes com a IA generativa e outras 10% implementaram soluções de IA generativa em produção – um aumento significativo em relação a uma pesquisa anterior, realizada em março e abril de 2023, na qual apenas 15% dos entrevistados estavam realizando testes com a IA generativa e 4% estavam em produção.

“As organizações não estão apenas falando sobre a IA generativa, estão investindo tempo, dinheiro e recursos para avançar com ela e obter resultados nos negócios”, disse Frances Karamouzis, analista vice-presidente do Gartner.

A pesquisa mostrou que 55% das organizações aumentaram o investimento em IA generativa desde que ela surgiu no domínio público há dez meses, com o lançamento do ChatGPT para o público em geral.

“A IA generativa agora está na agenda de CEOs e conselhos de administração, à medida que buscam aproveitar o potencial transformador dessa tecnologia”, afirmou Karamouzis.

Leia também: Gigantes da tecnologia ajustam preços devido aos custos da IA generativa

Quarenta e cinco por cento dos entrevistados disseram que estão escalando os investimentos em IA generativa em várias funções de negócios, e quase metade deles (22%) está implementando a tecnologia em várias funções. Desenvolvimento de software, marketing e atendimento ao cliente (via chatbots) são as áreas com a maior taxa de adoção ou investimento em IA generativa.

Além disso, 78% dos entrevistados acreditam que os benefícios da IA generativa superam seus riscos, um aumento em relação aos 68% da pesquisa anterior.

O papel da IA generativa no desenvolvimento de software

O Gartner prevê que mais da metade das funções de liderança em engenharia de software exigirá que eles supervisionem o desenvolvimento de IA generativa até 2025.

Essa previsão coincide com os resultados do relatório 2023 Accelerate State of DevOps‘, recém-divulgado pela equipe DevOps Research and Assessment (DORA) ,do Google Cloud. A DORA entrevistou quase 3.000 profissionais de tecnologia em diversas indústrias em todo o mundo, a maioria dos quais está incorporando pelo menos alguma IA nas tarefas incluídas na pesquisa.

Entre 20% e 40% dos entrevistados disseram que a IA é “extremamente importante” para contribuir com uma ampla variedade de tarefas hoje, incluindo análise de dados, análise de segurança, escrita de código, análise e monitoramento de logs e identificação de bugs.

Veja mais: 9 dicas para aprimorar a busca e a produtividade com o ChatGPT

“Há muito entusiasmo em relação ao potencial das ferramentas de desenvolvimento de IA. Na verdade, a maioria dos entrevistados está incorporando pelo menos alguma IA nas tarefas que incluímos em nossa pesquisa”, escreveu Derek DeBellis, líder de Pesquisa da DORA, no relatório.

“E, embora [a IA] seja o centro de muitas conversas técnicas contemporâneas, o impacto das ferramentas de desenvolvimento de IA nas equipes ainda está em sua infância”, disse ele. “Antecipamos que levará algum tempo para que as ferramentas alimentadas por IA sejam amplamente utilizadas e coordenadas na indústria”.

A pesquisa do Google Cloud foi patrocinada pela Digital.ai, uma fornecedora de produtos de desenvolvimento e entrega de software de nível empresarial.

“Alguns analistas e tecnólogos hipotetizam que a IA tornará as equipes de software mais eficientes sem afetar negativamente o bem-estar profissional. Até agora, nossa evidência de pesquisa não suporta isso”, afirmou o relatório. “Nossa evidência sugere que a IA melhora ligeiramente as medidas de bem-estar individual (como burnout e satisfação no trabalho), mas tem um efeito neutro ou talvez negativo nos resultados em nível de grupo (como desempenho da equipe e desempenho na entrega de software)”.

Leia mais: 3 passos para uma boa implementação de IA generativa

O relatório do Google Cloud especulou que os benefícios marginais da IA nas equipes de software têm a ver com seu estágio inicial de adoção. É provável que algumas grandes empresas na pesquisa estejam testando ferramentas movidas a IA antes de tomar uma decisão sobre seu uso em larga escala – portanto, o veredicto sobre a eficácia da tecnologia ainda não está definido.

“Há muito entusiasmo em relação ao potencial das ferramentas de desenvolvimento de IA, como demonstrado pela maioria das pessoas incorporando pelo menos alguma IA nas tarefas que perguntamos”, afirmou o relatório. “Mas antecipamos que levará algum tempo para que as ferramentas movidas a IA sejam amplamente utilizadas e coordenadas na indústria”.

Haritha Khandabattu, diretora sênior de Análise do Gartner, disse em um relatório de agosto que a IA generativa não substituirá os desenvolvedores no futuro próximo, mas a tecnologia tem a capacidade de automatizar certos aspectos da engenharia de software.

“Ela não pode replicar a criatividade, o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas que os humanos possuem. Os líderes devem reforçar o valor de suas equipes demonstrando como a IA generativa é um multiplicador de forças que pode aprimorar a eficiência”, afirmou ela.

Veja também: CIOs temem que tecnologias emergentes comprometam cibersegurança

As aplicações de IA generativa podem, no entanto, acelerar tarefas de recrutamento e contratação, como realizar uma análise de cargo e transcrever resumos de entrevistas. Por exemplo, líderes de engenharia de software podem inserir um prompt solicitando palavras-chave ou frases-chave relacionadas a habilidades ou experiência em engenharia de plataformas, de acordo com Khandabattu.

Os líderes de engenharia de software também podem investir em IA generativa para dedicar mais tempo aos aspectos centrados nas pessoas de seu cargo. Investir em tecnologias de IA generativa permitirá que os gerentes continuem aprimorando as habilidades dos engenheiros e cultivando uma força de trabalho adaptável.

“Além do recrutamento, o gerenciamento e desenvolvimento de habilidades estão no centro das responsabilidades dos líderes”, disse Khandabattu no relatório. “O gerenciamento de habilidades habilitado por IA, uma abordagem dinâmica de habilidades que ajuda a apoiar o talento e os processos de trabalho, ajudará os líderes de engenharia de software a repensar os cargos, identificando habilidades que podem ser combinadas para criar novos cargos e eliminar redundâncias”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!