Pedidos de recuperação judicial no agro sobem 535%

Os pedidos de recuperação judicial feitos por produtores rurais pessoa física aumentaram 535% em 2023 na comparação com 2022, com 127 solicitações. O recurso da RJ é usado para situações de crise financeira e tem o objetivo de evitar a falência a partir de acordo entre empresa e credores. O levantamento do Serasa Experian diz que há preocupação com a velocidade de crescimento dos pedidos de recuperação judicial. Somente do terceiro para o último trimestre de 2023, houve alta de 62% nas RJs. Apesar do aumento, a maior parte do agronegócio tem conseguido superar barreiras e se manter produtiva, sem arriscar a reputação no mercado de crédito, destacou o head de agronegócios, Marcelo Pimenta.
E então, o mercado do agro como um todo está com mais riscos por conta desse movimento de alta nos pedidos de RJs? Conversei com diferentes profissionais do agro e a conclusão é não, já que o percentual de pedidos é pequeno em relação ao número de produtores rurais. São cerca de 130 pedidos para aproximadamente 5 milhões de agricultores. Marina Piccini, da Agroschool me disse: “Existe aperto de margem, mas não no agro como um todo. O sinal é de alerta, não de uma crise generalizada”. O economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, destacou que há uma percepção exagerada do problema das RJs no agro. Segundo ele, o pânico no mercado está gerando aumento no custo do crédito privado.
Uma das consequências do aumento dos pedidos de recuperações judiciais é a preocupação com o risco de inadimplência na cadeia agro. A insegurança tende a fazer bancos e distribuidores, por exemplo, aumentarem taxas de juros ou pedidos de garantias para empréstimos, o que gera potencial incremento de custos. Segundo a pesquisa do Serasa Experian, entre os motivos para o aumento da dificuldade financeira no agro estão os problemas climáticos, quebras de safra, manejo e desafios na economia.
Os produtores que mais solicitaram a recuperação judicial foram os que tinham maiores áreas e com plantio de soja, pastagem e café. Mato Grosso e Goiás lideraram os pedidos de RJ. O levantamento foi feito com estatísticas dos processos de RJ no agro registradas todos os meses na base de dados do Serasa vindos dos tribunais de justiça de todos os estados do Brasil. Apesar dos desafios, o agro continua sendo uma das principais forças na economia brasileira.