PepsiCo impulsiona PDVs com tecnologia e vende até 30% mais

A imagem mostra uma promotora de vendas em um ponto de venda (PDV) de supermercado, vestindo uma camisa preta com o logo da PepsiCo. Ela segura um smartphone e parece estar registrando ou verificando informações sobre os produtos dispostos nas prateleiras, que contêm pacotes coloridos de salgadinhos e snacks. O ambiente é bem iluminado, e a organização dos produtos sugere um processo de controle de estoque, precificação ou merchandising (PDVs)

Em busca de uma abordagem de trade marketing – estratégias de divulgação no próprio local de venda – mais eficiente e integrada para maximizar resultados em pontos de venda (PDVs), a PepsiCo firmou uma parceria com a Involves, empresa de tecnologia especializada no segmento. Com a mudança na estratégia de varejo, os PDVs da empresa vendem até 30% mais que aqueles que não alcançam o padrão chamado de “loja perfeita”.

A necessidade de modernizar as operações ficou clara no segundo semestre de 2023, quando a PepsiCo identificou limitações nas ferramentas de trade marketing que usava até então. Elas, segundo a própria empresa, dificultavam o acesso aos dados por equipes de diferentes áreas, e o modelo não oferecia agilidade na coleta e análise de informações.

A empresa passou a buscar uma solução que conectasse dados, equipes e resultados. Escolheu a Involves Stage, o que ampliou o acesso às informações e introduziu tecnologias como reconhecimento por imagem e inteligência artificial. Isso permitiu, segundo as partes, que promotores, supervisores e gestores ganhassem visibilidade em tempo real dos indicadores de execução para decisões mais rápidas e embasadas em dados.

“O Loja Perfeita é nosso programa de execução, e, com o uso da ferramenta da Involves, conseguimos coletar todas as informações sobre a execução nos pontos de venda e entender como podemos melhorar, quais são os principais planos de ação que os times de venda podem implementar”, diz em comunicado Fernanda Igual, coordenadora de loja perfeita da PepsiCo.

Leia mais: ArcelorMittal aposta em automação para reduzir tempo de tarefas judiciais em 90%

A Involves diz que a Involves Stage é usada por clientes em 26 países além do Brasil, incluindo cerca de 900 marcas como Unilever, L’Oréal, Seara, Danone e Heineken. São mais de 100 mil promotores conectados à ferramenta, que realizam mais de um milhão de visitas aos PDVs.

A plataforma promete ainda soluções como roteirização inteligente para equipes de promotores; reconhecimento por imagem para coleta e análise de informações sobre os produtos nas gôndolas; e análise com inteligência de dados, avaliando mais de 40 indicadores.

“Com a Involves, conquistamos não só uma eficiência muito maior de pesquisa, mas também construímos um modelo de gestão”, diz Martin Ribichich, vice-presidente de vendas da PepsiCo. “O promotor claramente identifica quais são os gaps, os objetivos e as principais alavancas para que aquele PDV vire Loja Perfeita. E o supervisor dele tem clareza para trabalhar nisso, fazer follow-up das ações, ter um plano estratégico. Isso acelera muito a jornada e como conseguimos transformar as lojas.”

Segundo Ribichich, os primeiros resultados das “lojas perfeitas” incluem vendas entre 25% e 30% maior em volume do que uma loja que ainda não atingiu esse padrão.

Por meio da solução, mais de 437 mil fotos foram processadas com inteligência artificial em apenas três meses, período em que foram realizadas 109 mil visitas em 41 mil lojas atendidas, entre canais diretos e indiretos. O tempo necessário para auditorias em loja caiu – os cerca de 50 minutos passaram para até 10 minutos, dependendo do tamanho do PDV.

“Quanto menos tempo a equipe gasta em auditorias, mais tempo sobra para realmente transformar o ponto de venda. Isso fez uma enorme diferença nos nossos resultados”, diz Giovanna Corvino, coordenadora de trade marketing da PepsiCo. “Ter acesso a dados em tempo também real foi um divisor de águas: hoje, conseguimos monitorar nossos principais indicadores de desempenho (KPIs) de Loja Perfeita, o que nos permite tomar ações corretivas imediatamente, ainda na loja, em vez de esperar por relatórios atrasados.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!