Nova plataforma de IA e dados da IBM, Watsonx chega ao Brasil
A nova plataforma de Inteligência Artificial e dados da IBM, o watsonx, já se encontra disponível globalmente, o que inclui seu lançamento no Brasil, anunciou a empresa em comunicado.
A tecnologia divulgada, pela primeira vez em maio deste ano em evento global da IBM, o Think, oferece três produtos para acelerar e escalar a IA. São eles: o watsonx.ai studio, para novos modelos fundacionais, IA generativa e aprendizado de máquina; o watsonx. data para armazenamento de dados; e o watsonx. governance, kit de ferramentas para habilitar fluxos de trabalho de IA seguindo parâmetros de governança. Os dois primeiros já se encontram disponíveis, enquanto o último será disponibilizado ainda neste ano.
watsonx na prática
Na prática, com o watsonx empresas têm ao seu alcance uma ferramenta para se especializar e implementar modelos de dados para casos de uso em diferentes domínios ou ainda construir seus próprios modelos. A tecnologia foi concebida para lidar com grandes volumes de dados, complexidade custo e desafios de governança ao escalar cargas de trabalho de IA. Com o watson. data, usuários corporativos da tecnologia poderão acessar todas as informações em ambientes locais e na nuvem, por meio de um único ponto de entrada.
Segundo a IBM, até o momento, mais de 150 organizações de todos os setores, de telecom a bancos, estão utilizando a plataforma. Elas participam dos programas beta e pré-visualização de tecnologia.
A IBM também anunciou novas ofertas de GPU em IBM Cloud, uma infraestrutura personalizada em IA projetada para suportar cargas de trabalho intensivas de computação corporativa. Ainda neste ano, a empresa afirma que oferecerá uma infraestrutura completa otimizada de IA de alta performance e flexível, entregue como um serviço em IBM Cloud, para atender e treinar os modelos fundacionais.
A gigante de tecnologia adianta que ao longo de 2024 fará “lançamentos significativos”, sem entrar em detalhes. No restante deste ano, focará em modelos fundacionais, expandindo casos de uso corporativos além do NLP (processamento de linguagem natural) e operacionalizando mais de 100 bilhões de modelos de parâmetro para casos de uso direcionados e personalizados, abrindo o caminho para uma adoção corporativa mais ampla.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!