Pravaler adquire edtech Workalove e mira ecossistema de educação

A Pravaler, empresa de crédito estudantil privado, anunciou a aquisição da Workalove, edtech com foco na orientação e no desenvolvimento de carreiras.

Fundada em 2017 pela educadora Fernanda Verdolin, a Workalove oferece três abordagens para as instituições de ensino. A primeira é uma plataforma de empregabilidade e relacionamento com egressos, que proporciona, tanto para os estudantes atuais quanto para os formados, mentorias de carreira, apoiando desde o mapeamento de perfil e interesses, passando pela criação do currículo, preparação para entrevistas e conexões com profissionais de mercado, até a conexão com as vagas de estágio e emprego alinhadas ao perfil de cada estudante.

A segunda é o módulo de gestão de estágios, projetos de extensão curricular e atividades complementares, que garante visibilidade e controle desses processos para a instituição e para o estudante. A terceira é um acelerador de planos pedagógicos, que realiza um cruzamento das necessidades do mercado de trabalho com o plano pedagógico dos cursos. Assim, uma instituição de ensino por exemplo, pode obter insights para ajustar seu conteúdo e, consequentemente, atrair e reter mais alunos.

“A inteligência fornecida pela Workalove é algo inovador e disruptivo para o setor. Ao unirmos as especialidades das duas empresas, conseguimos cobrir de ponta a ponta o ecossistema da educação, oferecendo um portfólio de soluções que nenhuma outra empresa oferece”, explica Rafael Baddini, co-founder e CPO do Pravaler.

A compra da Workalove, que não teve os valores divulgados, é terceira aquisição da Praveler em um ano. A primeira aquisição foi em 2021 com a edtech Amigo Edu e a segunda, em 2022, quando passou a incorporar a tecnologia da startup Jobis, uma espécie de Tinder dos empregos, que leva em conta a geolocalização para dar o “match” entre candidatos e vagas.

Essas aquisições integram a ambição da Pravaler de se tornar uma plataforma de soluções para o ecossistema de educação, ao mesmo tempo que oferece novas estratégias de rentabilidade para o negócio. A empresa busca criar linhas de receita que representem 35% do resultado da empresa em cinco anos. As iniciativas visam criar produtos para o setor e expandir a atuação da companhia desde à educação básica, passando pelo ensino superior, até à educação continuada.

“A Workalove apresenta um crescimento consistente desde sua criação e estamos confiantes com o potencial das duas empresas atuando de forma complementar. O que nos uniu foi o sonho grande de transformar a vida das pessoas por meio da educação e isso se torna ainda mais factível com o fortalecimento do nosso portfólio”, comenta Carlos Furlan, co-founder e CEO do Pravaler.